10 fevereiro, 2009

A Piação dos Xarales em alta


Foi com muito agrado e satisfação que li no Jornal de Minde que a Vera Ferreira finalmente conseguiu ver aprovado o seu projecto e reunir apoios para vir para o Ninhou aprofundar os seus estudos sobre a Piação dos Xarales. É um importante projecto sobre o nosso linguajar e esperamos que seja um "motor" e um novo impulso para a preservação e desenvolvimento deste importante património cultural minderico que tão abandonado tem estado nestes últimos tempos.
Bem-vinda a Minde, Vera !!!


A nossa amiga e estudiosa da Piação dos Xarales, Vera Ferreira, à qual já noutras edições nos referimos, confidenciou-nos há dias uma notícia importante.
Finalmente viu aprovado por parte da Volkswagen o seu projecto de vir realizar em Minde um trabalho de campo para estudo da nossa piação. A verba proposta foi substancialmente reduzida, mas ainda chega para que a Vera e outra companheira venham residir em Minde por uns dois meses, a iniciar no próximo mês de Março, a fim executarem o trabalho que planearam.

Conforme já no passado informámos, a Vera é natural de Santo Antão, freguesia da Batalha, licenciou-se na Universidade de Munique e escolheu a nossa piação como tema para trabalho de pós-graduação. Tem já estudos científicos publicados em
revistas estrangeiras da especialidade e tem agora oportunidade de realizar o
trabalho de campo sobre o linguajar minderico, graças ao apoio que a Volkswagen
lhe vai conceder.
Para já está assente que vão promover aulas da piação, a decorrer possivelmente com o apoio do CAORG, e tentarão, na medida do possível, descobrir e ouvir os poucos que ainda sabem dizer algumas frases em minderico.
Outras matérias que farão parte deste estudo serão oportunamente divulgadas.
Vamos estar atentos a esta iniciativa de grande importância para a nossa piação. Supomos que será a iniciativa mais importante até hoje realizada a nível de estudo e de divulgação nos meios científicos do linguajar minderico.
Acreditamos que ela vai ser, por muitos anos, ponto de referência desta nossa curiosa tradição e certamente objecto de muitas citações nos meios intelectuais.
Ao investir nela o nosso apoio à equipa que vai estar entre nós estaremos a garantir a divulgação da nossa cultura e das nossas tradições e a fazer com que o nome Minde entre em muitos sectores que até agora nunca ouviram falar de nós.
Por isso se aguarda de toda a população o maior interesse e o maior apoio às actividades que esta equipa vier a desenvolver.
A Nogueira, in Jornal de Minde, Jan 2009

VERA FERREIRA
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Estudos Ingleses e Alemães, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1999); doutoranda de Linguística Geral na Universidade de Munique, Alemanha; bolseira de investigação científica da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

As suas principais áreas de investigação são Linguística Portuguesa, Linguística Cognitiva, Tipologia Cognitiva, Linguística de Corpora, Psicolinguística e Variação Linguística / Dialectologia. Além do estudo do Português, está a elaborar um trabalho pioneiro acerca do “Minderico”.
Web Site: "In Devir" »»»

A Vera é a autora do texto publicado na coluna lateral, e em tempos iniciou no Forum de Minde um tópico onde pretendia desenvolver contactos e promover o interese pela Piação do Ninhou. Tanto o tópico, como o Fórum, caíram um pouco no esquecimento por falta de participação, mas é uma boa altura para se voltar a desenvolver o assunto. Em breve remodelarei o Fórum.

1 comentário:

Vera Ferreira disse...

Obrigada Pedro pela divulgação da notícia e o apoio que desta forma está a dar ao projecto que é sem dúvida o maior projecto até agora desenvolvido para a preservação do minderico. No que depender de mim ainda iremos ouvir falar muito do minderico.

Até muito breve em Minde!

Um abraço
Vera