05 agosto, 2008

Festas e Tradições de Minde n' O Portomozense


Festas e Tradições de Minde (Costumes)
FATIA

Já viram os nossos leitores a celebre costumeira que ha em Minde por occasião dos baptisados; falta-me ainda falar da fatia que é distribuída pela garotagem d'ambos os sexos. É o que vou fazer agora.
Chegado o acompanhamento junto da porta dos pães do neophyto, a madrinha, á entrada, achando-se todos descobertos, faz a sua mesura ao parocho. Apenas entram, um dos convidados (ás vezes dois) tira de cima da grande mesa um pão e uma faca e sahe para a rua para distribuir pelos garotos pequenas fatias.
O pobre homem rodeado de perto de cem desordeiros, sem se poder voltar nem para uma nem para outra parte, com os ouvidos aturdidos com os gritos de — mim dê, mim dê, dê mim, dê mim — (será d'esta usança que parece tão antiga como a povoação, que a freguezia de N. S. do Cerejal recebeu o nome de Minde ?) semelha-se ao pequeno bicho que as formigas atacam ao approximar-se de suas tocas. Escusado será dizer que o pobre homem muitas vezes sahe estafado e com o fato mais ou menos rasgado.
Da fatia nasce o costume das madrinhas mandarem todos os annos em dia do Anno Bom e domingo de Paschoa um pão, a que chamam folar. Este presente prolonga-se até perto dos sete annos, muitas vezes pelos afilhados se envergonharem de o receber.

A. de Jesus e Silva (9-8-1902) -
publicado n' O PORTOMOZENSE



Minde - 1955
-Desfile de baptizado em 1955 junto à Praça Velha (in Memórias de Minde)

Sem comentários: