10 agosto, 2007

Interdição Levantada aos Olhos D' Água

A interdição de banhos na praia dos Olhos de Água, em Alcanena, já foi levantada pela Autoridade de Saúde no dia 3 de Agosto, depois da proibição ter sido aplicada durante dois meses, revelou esta quinta-feira fonte daquela instituição, noticia a Lusa.

Segundo a delegação de saúde local, as análises feitas mais recentemente indicam que a qualidade da água é boa pelo que a interdição foi levantada, contrariando as informações divulgadas pela associação ambientalista Quercus que considerou aquele local como uma zona com problemas de poluição.



Por seu turno, o vice-presidente da Câmara de Alcanena, Eduardo Marcelino, explicou à Agência Lusa que a praia teve duas análises negativas a 14 e 21 de Maio e só no dia 03 de Agosto é que foi permitido de novo os banhos.
Apesar disso, os utilizadores continuaram a tomar banho, reconheceu o autarca, que considera aquelas análises uma «situação pontual que não se repetiu».

«Nós não podemos proibir à força que se tome banho. Colocámos lá o cartaz mas muita gente não ligou», admitiu Eduardo Marcelino, que justifica os problemas de poluição no final de Maio devido às fortes chuvadas que se verificaram nos dias anteriores.
Depois de Maio foram «feitas mais seis analises que indicaram qualidade aceitável e duas de qualidade boa» pelo que era apenas uma «questão de tempo» até a interdição ser levantada, salientou Eduardo Marcelino.



Trata-se de uma praia com nadador-salvador gerida pela autarquia que considera aquele espaço uma «jóia do concelho» e é frequentada por milhares de banhistas.
O sucesso é tal que a Câmara quer inaugurar em Setembro um centro de Ciência Viva que completa o trabalho de despoluição do rio Alviela naquela zona.

Em comunicado, a autarquia considera as conclusões da Quercus «desactualizadas, abusivas e sensacionalistas» e garante que não há «qualquer motivo de preocupação para os utilizadores».


COMENTÁRIO :
A interdição foi levantada a 03 de Agosto, mas, entretanto a CMA organizou e noticiou a 1ª edição das KARSOFÉRIAS – Aventura Científica no Alviela, destinadas a jovens dos 11 aos 15 anos, entre 29 de Julho e 3 de Agosto, nas Nascentes do Alviela, e incluindo actividades aquáticas.

Cada qual que faça o seu juízo, mas há aqui qualquer coisa que não bate certo. Organizar um Campo de Férias para jovens em águas interditadas ???
Se este Alviela falasse, muitas estórias teria para contar !

O positivo é o fim da interdição, mas...

Sem comentários: