18 dezembro, 2010
JAZZMINDE 2011
A VII edição do Festival de Jazz de Minde já tem dada fixada, e realizar-se-á nos dias 15, 16, 17 de Abril de 2011.
O Jazz e os Blues serão os condimentos deste festival que se tem notabilizado como um dos melhores da zona centro do país, e o projecto para 2011 irá apresentar um cartaz com várias estreias internacionais em Portugal.
Estão programadas várias acções de promoção e divulgação do festival, e a música não acontecerá só no palco. Dando continuidade aos anos anteriores, o JAZZMINDE 2011 contemplará ainda várias actividades paralelas, como workshops e acções de formação, bem como uma extensão ao Cine-Teatro São Pedro em Alcanena.
VOTOS DE UM FELIZ NATAL E UM BOM ANO!!!
CIDLeS - Centro Interdisciplinar de Documentação Linguística e Social
Foi no dia 5 de Janeiro de 2010 que, no Cartório de Elsa Nogueira, em Torres Novas,foi assinada a escritura que marcou a fundação oficial do Centro Interdisciplinar de Documentação Linguística e Social (CIDLeS), que tem actualmente a sua sede em Minde, na Rua das Escolas nº 10.
O CIDleS, uma associação sem fins lucrativos dedicada à investigação linguística de carácter interdisciplinar, resultou do esforço conjunto de um grupo de investigadores nacionais (Universidade Nova de Lisboa) e internacionais (Ludwig-Maximilians-Universität München) e tem os seguintes órgãos sociais:
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Elsa Nogueira
Secretário: Francisco Vicente
Secretário: Peter Bouda
DIRECÇÃO
Presidente: Vera Ferreira
Vice-Presidente: Wolfgang Schulze
Secretário: Paulo Vicente
Tesoureiro: Henrique Lobo
Vogal: Luís Pires
CONSELHO FISCAL
Presidente: Ilona Schulze
Vogal: Ramón Rodríguez
Vogal: Ioana Fugaru
CONSELHO CIENTÍFICO
Wolfgang Schulze
Luiz Fagundes Duarte
Peter-Arnold Mumm
Gregor Thurmair
Michael Cysouw
Maria Alzira Roque Gameiro
Uma das missões do CIDLeS é a documentação e estudo de línguas ameaçadas na Europa, com vista à preservação e valorização da diversidade linguística e cultural europeia. Tal facto torna este Centro não só inovador mas acima de tudo singular nos contextos de investigação
ibérico, europeu e mundial. Além disso, o CIDLeS pretende introduzir em Portugal duas áreas de investigação novas, nomeadamente a linguística documentacional (incluindo a sua vertente social) e a linguística tipológica.
Dos vários objectivos do Centro destacam-se:
- Incentivar e divulgar junto das instituições e da opinião pública a documentação, estudo, divulgação e apoio de línguas e culturas ameaçadas na Europa;
- Criar e desenvolver corpora linguísticos com base nos dados adquiridos através dos projectos na área da linguística documentacional (por
exemplo para o desenvolvimento de material didáctico, não só para línguas ameaçadas, para o trabalho na área da tipologia linguística ou para investigação no âmbito das tecnologias da
linguagem);
- Encorajar a investigação interdisciplinar na área da linguística e dinamizar a comunicação e o debate científicos num espírito de livre crítica científica e de inter-ajuda;
- Fomentar o intercâmbio nacional e internacional com centros universitários;
- Desenvolver projectos científicos de orientação prática através do trabalho conjunto com empresas (designadamente com empresas da área das tecnologias da linguagem);
- Criar, manter e actualizar a primeira biblioteca em Portugal inteiramente dedicada às línguas ameaçadas na Europa, à linguística documentacional e tipologia linguística.
Com vista a se tornar um centro de excelência e de referência nas áreas de investigação a que se propõe, o CIDLeS já estabeleceu protocolos de cooperação com o Instituto de Linguística Geral e Tipológica da Universidade de Munique na Alemanha, com o Departamento de Romanística e Germanística da Universidade Matej Bel em Banská Bystrica na Eslováquia e com a empresa Linguatec Language Technologies também em Munique.
Em negociação estão os protocolos com o Departamento de Estudos Portugueses da Universidade Nova de Lisboa e com o Departamento de Tradução e Linguística da Universidade de Vigo.
Sendo o minderico um dos focos principais de estudo do CIDLeS, o Centro está também a trabalhar conjuntamente com instituições locais como por exemplo com o Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro e com a Casa do Povo de Minde, mais concretamente com a TV Minde.
No entanto, para que o CIDLeS se possa definitivamente impor é necessária a execução de um primeiro projecto de qualidade e que marque a diferença na realidade de investigação linguística portuguesa e é aqui também que o CIDLeS precisará de todo o apoio da comunidade minderica.
O primeiro grande projecto do Centro chamar-se-á Minderico: Ontem, Hoje e Amanhã e trata-se de um documentário com uma duração aproximada de 45 minutos que pretende enquadrar o minderico nos seus contextos geográfico, sócioeconómico, cultural e linguístico de forma cientificamente fundada mas compreensível e lúdica para um público o mais abrangente possível, tanto a nível nacional como internacional.
O objectivo geral deste projecto é acima de tudo dar a conhecer o minderico (e consequentemente a sua região) a um público mais vasto, extrapolando as suas fronteiras regionais e funcionando automaticamente como elemento de promoção turística. Recorrer-se-á a vários meios de divulgação como por exemplo à apresentação do documentário em diversas cadeias de televisão nacionais e internacionais (essencialmente alemãs), à internet, à projecção em eventos públicos e à comercialização.
Para além do seu aspecto documental, este filme pretende também contribuir para a imposição e reconhecimento do minderico como língua minoritária ameaçada em Portugal, sensibilizando indirectamente para a necessidade de apoio à sua preservação e revitalização, servindo também como um elemento didáctico para o estudo da história local. Importa realçar ainda que a perspectiva interdisciplinar escolhida para a abordagem documental do minderico enquanto língua ameaçada torna este trabalho inédito no âmbito das técnicas de documentação linguística, tanto do ponto de vista nacional como internacional.
Este projecto, cuja execução demorará 12 meses e terá início em Janeiro de 2011 com a vinda para Minde de diversos investigadores, está orçamentado em 189.838E.
Como se trata do primeiro projecto, o CIDLeS, infelizmente, não dispõe dos meios necessários para financiar na íntegra um projecto desta dimensão, razão pela qual o Centro depende de donativos e do apoio financeiro e/ou material de todos os que queiram apoiar esta causa.
Enquanto presidente do CIDLeS e apaixonada pelo minderico há muitos anos apelo por isso ao apoio de todos vós, apoio esse que será determinante para a preservação, valorização e acima de tudo para o reconhecimento oficial do minderico enquanto língua ameaçada.
Envie os seus donativos / patrocínios (que serão sempre devidamente referenciados e reconhecidos) para:
CIDLeS
Banco: Caixa de Crédito Agrícola
NIB: 0045 5242 40239498532 59
IBAN: PT50 - 0045 5242 4023 9498 5325 9
SWIFT: CCCMPTPL
Agradeço todo o vosso apoio. Sem ele nada será possível.
Vera Ferreira
Para mais informações sobre o CIDLeS visite www.cidles.eu
17 dezembro, 2010
Intermarché em Minde
Gosto!! Um trabalho bem concebido.
Talvez um revestimento com uma pedra mais regional..., mas, muito bom!
Subscrever:
Mensagens (Atom)