31 dezembro, 2009

Feliz Ano Novo 2010


Um cópio planeta ancho 2010 para todos os carranchanos do Ninhou, e de todo o pai da vida, são os fredericos dos charales que engenham no Minde-Online.



Um Feliz Ano Novo, e que 2010 seja um ano próspero e cheio de felicidades, são os votos que os colaboradores do Minde-Online desejam a todos vós.
Divirtam-se !!! (mas não abusem)

Minderico em ementas e placas da escola


Alunos da Escola Secundária de Mira de Aire preservam a linguagem local utilizada nas feiras e mercados de outros tempos. Dois investigadores e o comandante dos bombeiros participam neste projecto, que começou este ano lectivo.



Antes de tudo, convém perceber o que é o minderico, recorrentemente apelidado de dialecto local. Anabela Esteves, professora de Área de Projecto e Tecnologias da Informação e Comunicação da Secundária de Mira de Aire, faz as devidas correcções. "O minderico não é um dialecto porque, tendo em conta o seu contexto sociogeográfico, isso implicaria que fosse um dialecto do português - o que é completamente incorrecto". "Um dialecto, de forma bem simplista, implica uma base linguística comum, que se disforma geograficamente. Isso não acontece com o minderico: quando um falante de minderico usa a sua língua com um falante de português sem conhecimentos de minderico, este não o entende", acrescenta.

O minderico era um sociolecto, uma língua secreta usada por um determinado grupo social que ao longo do tempo se alargou a outros estratos da população, entrando no quotidiano de uma zona geográfica. É uma variedade linguística própria, com características fonéticas e morfossintácticas peculiares que o afastam do português bem como de outras línguas românicas, e com duas variantes regionais: a de Minde, que está mais desenvolvida e padronizada, e a de Mira de Aire. O isolamento geográfico permitiu a conservação desta variedade linguística única.

Desde o início deste ano lectivo que os 18 alunos da turma do 8.º A da escola Secundária de Mira de Aire estão mergulhados num programa especial, que pretende revitalizar e trazer para o dia-a-dia dos Mirenses a linguagem utilizada nas feiras e mercados de antigamente - a piação. A Direcção da escola lançou o desafio, a professora Anabela Esteves não quis perder a oportunidade. O projecto passa por identificar espaços e estabelecimentos, elaborar ementas e cartazes na língua que é marca da identidade cultural da região, para preservar o património cultural e linguístico.

Há várias etapas a cumprir. Pesquisar e recolher palavras na piação com a ajuda do comandante dos bombeiros, Carlos Alberto, documentar as palavras com a ajuda da investigadora e linguista Vera Ferreira, criar uma base de dados, traduzir para piação todas as placas identificativas do espaço escolar, traduzir as ementas da cantina. Elaborar folhetos informáticos com palavras na piação por categorias, criação de músicas na piação, compilação dos trabalhos realizados ao longo do ano, e ainda divulgação do trabalho no site, no jornal da escola e em todo o recinto escolar. Tarefas que vão ocupar os 18 alunos até ao final deste ano lectivo.

O projecto foi apresentado no início do ano lectivo numa aula de Área de Projecto. "Os alunos adoptaram uma postura de grande participação e interesse sobre o assunto. Estão muito curiosos e entusiasmados" revela Anabela Esteves. O director da escola convidou Vera Ferreira, investigadora da Universidade de Munique e Regensburg, que se encontra a desenvolver um projecto sobre o minderico, o assistente Peter Bouda, também investigador da Universidade de Regensburg, e Carlos Alberto, comandante dos bombeiros voluntários.

Aguardam-se agora novos desenvolvimentos para este projecto. O director da escola, João José Almeida, sonha já com a criação de uma disciplina opcional de minderico que funcionaria como alternativa para os alunos do 3.º ciclo. "Mas, para isso, é necessário encontrar parceiros, estabelecer protocolos, solicitar apoios e, acima de tudo, muita persistência e compreensão por parte das entidades responsáveis", refere Anabela Esteves.
Publicado em "EDUCARE.PT"

30 dezembro, 2009

ADIRN com novos órgãos sociais


A Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (ADIRN), com sede em Tomar, elegeu os órgãos sociais para o triénio 2010/2013 em assembleia-geral realizada no dia 23 de Dezembro. Pedro Ferreira, vice-presidente da Câmara de Torres Novas, continua a liderar a presidência do conselho de administração.

A restante composição dos órgãos sociais é a seguinte: vice-presidência - Município de Ourém, representado por José Alho; vogal – Município de Alcanena, representado por Fernanda Asseiceira; vogal – Município de Ferreira do Zêzere, representado por Jacinto Flores; vogal – Município de Tomar, representado por Carlos Carrão; vogal – Município de Vila Nova da Barquinha, representado por Fernando Freire; vogal – Parque Natural das Serras D’Aire e Candeeiros, representado por Manuel Duarte.

A presidência da assembleia-geral é assumida por Arnaldo dos Santos, representante da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Ribatejo Norte, a vice-presidência por Miguel Pintos dos Santos, do Instituto Politécnico de Tomar, sendo o secretário Manuel Faria, representante do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo. O conselho fiscal tem na presidência Manuel Henriques, da Junta de Agricultores de Rega do Olival, na vice-presidência Pedro Lopes dos Santos, do Centro de Recuperação Infantil Torrejano, e como secretário João Fiandeiro, da Associação Portuguesa de Turismo Cultural.

Na mesma reunião foi também aprovado o plano de actividades e orçamento para 2010 que conta com um orçamento acima dos dois milhões de euros. A missão da associação passa por promover o desenvolvimento das populações residentes nos concelhos de Alcanena, Tomar, Ferreira do Zêzere, Torres Novas, Ourém e Vila Nova da Barquinha.
Publicado no "O MIRANTE"
Site da ADIRN - www.adirn.pt

Engenho para a figurona do mindinho


Alé carranchanos,

piei neste gertrudes conchego com o covano que engenha na torre de monsanto no Casal Grande. José grego o engenho com a piação está emanado. O covano piou-me que o engenho será jordado aos mirantes depois do arraial da do andré do planeta ancho teodorinho, já no planeta ancho 2010. O planeta em que podemos mirantar na figurona do mindinho o covano ainda não penetrava mas pia-me por xambel de estribo assim que penetrar.

Eu já pus o das caçoas ao engenho que o covano me jordou pelo xambel de estribo e jorda cópio pra diante!
Chochos e cruzeiros.
Até à fusca na classe da trilha
Vera

29 dezembro, 2009

Região de Santarém corre risco de inundações


A protecção civil do distrito de Santarém elevou para amarelo o nível de alerta no âmbito do Plano Especial de Emergência para Cheias no Tejo.

Durante a tarde de hoje estão previstas inundações na zona baixa da vila de Constância, no cais de Tancos e na Estrada Nacional 365, na zona da Ponte do Alviela, no concelho de Santarém.
A estrada municipal 1338, junto à Ponte de S. Vicente do Paul, em Santarém, está já inundada e prevê-se que possa ocorrer o isolamento da povoação de Reguengos do Alviela, também no concelho de Santarém.

Segundo o comandante distrital da Protecção Civil, Joaquim Chambel, os bombeiros e serviços municipais de Protecção Civil estão já no terreno para assegurar a protecção das pessoas e dos seus bens.

É recomendado que os cidadãos comecem a retirar os seus bens das zonas próximas dos rio Tejo e dos seus afluentes e que evitem conduzir em zonas submersas ou que possam vir a ficar inundadas, alertou.
Esta situação ocorre devido às chuvas dos últimos dias, que levou à descarga das barragens da bacia hidrográfica do rio, quer em Portugal, quer em Espanha, e ao consequente aumento dos caudais do Tejo e dos seus afluentes.

Reguengo do Alviela deverá ficar isolada esta noite
A povoação de Reguengo de Alviela, em Santarém, deverá ficar isolada a partir das 23h00 de hoje devido à subida do caudal do Tejo, uma medida que a Autoridade Nacional de Protecção Civil disse ser provisória.

"Foi activado o Plano Especial de Emergência para a bacia do Tejo, devido à subida do caudal em Santarém e há a possibilidade de isolamento em Reguengo de Alviela que poderá ocorrer às 23h00", afirmou hoje o adjunto de operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), João Verde.
(...) Ler Mais em "SIC NOTÍCIAS"


28 dezembro, 2009

Alcanena: ”Situação financeira da Câmara é de desequilíbrio estrutural”


A presidente da Câmara Municipal de Alcanena accionou o alerta vermelho, referindo que a situação financeira do município é de desequilíbrio estrutural: ”A actual situação da Câmara exige cuidado e preocupação”, avisou. A socialista advertiu na reunião de executivo do dia 14 de Dezembro, que pelo menos dois dos cinco requisitos que podem sustentar o desequilíbrio financeiro são cumpridos pela Câmara a que preside. Em causa a dívida com fornecedores (mais de seis milhões de euros), superior a 50 por cento das receitas totais do ano anterior, ou as dívidas à ADSE - Direcção-geral de Protecção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública - que ultrapassa os 500 mil euros.

O valor da dívida a fornecedores, vaticinou a autarca, era de 5 milhões e 123 mil euros quando assumiu funções, no início de Novembro, mas todos os dias têm ”caído” facturas para a Câmara liquidar e o valor ultrapassa já os seis milhões: ”A dívida ultrapassa o endividamento líquido geral”, disse.

Além dos compromissos assumidos com as empresas prestadoras de serviços, as colectividades e as juntas de freguesia estão também à espera que os subsídios camarários sejam transferidos. No caso das juntas, assegurou a presidente da autarquia na semana passada, foi dada à divisão financeira ordem de pagamento das verbas referentes aos meses de Junho e Julho.

Uma das vias para ultrapassar o problema pode passar pela declaração de ruptura financeira, para que o município possa aceder a verbas do poder central para reequilibrar as contas, mas para António Castanheiro, vereador do PSD em substituição de Renata Henriques, essa deverá ser sempre a última via: ”Há que tentar o saneamento financeiro. Recorrer ao reequilíbrio financeiro poderá ser catastrófico para o investimento nos anos que se seguem”.

A actual situação da tesouraria do município vai ser um factor incontornável na elaboração das grandes opções do plano (GOP’s) para os próximos anos: ”A situação financeira da Câmara é de desequilíbrio e por isso o planeamento estruturante merece muita preocupação”, disse Asseiceira. A autarca revelou que todos os sectores da autarquia estão envolvidos neste trabalho, numa cooperação sem precedentes: ”A avaliação do orçamento está a ser participada como nunca foi”. Eduardo Marcelino (independente) respondeu à afronta e disse que durante os anos em que esteve no poder o orçamento foi aprovado por todos os sectores e juntas de freguesia.

A oposição tinha até ao início desta semana para apresentar propostas para integrarem as GOP, mas não o fez.

Presidente ausente de congresso por questões financeiras
Fernanda Aceisseira, presidente da Câmara de Alcanena, justificou a sua ausência no congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, que decorreu em Viseu nos dias 4 e 5 de Dezembro, com questões de natureza económica. Segundo disse a autarca (PS), o custo de inscrição era de 700 euros e, a somar às despesas de transporte, alojamento e alimentação, a factura iria ainda ser mais alta. Asseiceira respondeu desta forma ao vereador Eduardo Marcelino (independente), que questionou a razão da sua ausência e perguntou ainda qual a posição da Câmara sobre questões como a regionalização ou sobre a Lei das Finanças Locais. Asseiceira respondeu que caso tivesse estado presente, apenas poderia emitir uma opinião pessoal porque nunca foi aprovada nenhuma orientação política, em reunião de executivo, em que a Câmara marcasse uma posição. ”Se tivesse ido ao congresso poderia falar da minha perspectiva pessoal, mas nunca da do executivo, que somos todos nós”, disse numa reunião de Câmara.

António Castanheira substitui Renata Henriques
António Castanheira está a substituir temporariamente a vereadora Renata Henriques (PSD/CDS) na Câmara Municipal de Alcanena. Castanheiro, quarto da lista da coligação social-democrata e popular à autarquia alcanenense, é natural de Covão do Coelho, Alcanena, mas reside em Oliveira de Azeméis onde exerce a sua actividade profissional. O vereador substituto é formado nas áreas de mecânica e gestão e é docente do curso de gestão autárquica avançada no Centro de Estudos Superiores Autárquicos em Lisboa e Coimbra. À partida e, segundo referiu ao JT António Castanheiro, a vereadora deverá regressar no início de 2010.

Rupturas de água fazem disparar facturas
Os serviços municipalizados da Câmara de Alcanena têm recebido nos últimos meses reclamações de munícipes que receberam facturas de água com valores ”excessivamente anormais”. Depois dos serviços terem indagado o porquê da situação, percebeu-se que em causa estão rupturas de água. Os munícipes que reclamaram vão ter que pagar um valor que será o produto da média das últimas facturas normais. Também os valores das taxas de saneamento, que acompanham a factura da água, vão ser encontrados de acordo com a mesma formula.

Resíduos do Covão do Coelho ainda por resolver
No início do mês de Novembro a Inspecção-Geral do Ambiente (IGA) deu dois meses aos responsáveis de um terreno de Covão do Coelho, Alcanena, onde foram depositados ilegalmente resíduos industriais, e à unidade de gestão de resíduos na Chamusca, para os removerem, mas até ao início da passada semana a situação permanecia na mesma. A Câmara Municipal de Alcanena diz-se na expectativa e aguarda que a ordem emanada pela IGA seja cumprida e ainda não actuou, disse a presidente da Câmara, justificando-se com a existência de uma entidade ”acima” da autarquia que está a acompanhar o caso. Se os prazos não forem cumpridos, Fernanda Asseiceira garante que a autarquia se movimentará.

Obras na estrada da Serra de Santo António
O troço que liga a Serra de Santo António a Moitas Venda foi alvo de obras de recuperação por parte da Câmara Municipal de Alcanena. Recorde-se que a artéria está incluída num projecto de intervenção de maior dimensão, mas o elevado número de acidentes naquele trajecto levou o executivo a actuar mais ced ”Foi uma solução localizada e rápida: 600 ou 700 metros enquadrados nas capacidades do nosso orçamento”, disse Fernanda Asseiceira, presidente da Câmara Municipal de Alcanena, na reunião de segunda-feira, 21 de Dezembro.

Derrama a 1,5 por cento
A Câmara de Alcanena aprovou a taxa da derrama para 2010 na reunião de 21 de Dezembro. A taxa foi fixada em 1,5 por cento para empresas com lucro superior a 150 mil euros e de isenção para as empresas com lucros abaixo desse valor.
Publicado no "JORNAL TORREJANO"

24 dezembro, 2009

VI JAZZMINDE é em Abril 2010




O VI Festival de Jazz de Minde realizar-se-á nos dias 08.09.10.11 ABRIL 2010.
Será no fim de semana a seguir à Páscoa, com a promessa de quatro dias de Jazz a bombar !!!!
A abertura oficial, está programada para o Cine-Teatro S. Pedro em Alcanena, e nos restantes três dias Minde será palco de um vasto programa que está a ser preparado com algumas actividades e espectáculos complementares.

O VI Festival será Internacional.
4 dias / 8 bandas / 4 temas (dixie, blues, jazz, big jazz) será o esquema projectado para este festival, que contará ainda com uma apresentação oficial, uma exposição alusiva aos "5 anos de JAZZ", workshops, música de rua, jazz na 3ª idade, uma "Missa Negra"... e uma série de outras surpresas!!!
A arte e a pintura estarão presentes, e as noites serão prolongadas com animadas JAM SESSIONS.

Em resumo, já existe um Programa / Projecto, no qual a organização está já a trabalhar nas "várias frentes", empenhada em que esta seja a melhor edição do JAZZminde de sempre.

A confirmação deste projecto não depende só da vontade da organização, mas o grupo JAZZMINDE e a CPM têm a convicção de que tal será possível, e como prenda de Natal aos muitos "aficcionados do festival", aqui fica o respectivo anúncio.

Feliz Natal e boas entradas em 2010, são os votos do pessoal do
VI FESTIVAL INTERNACIONAL DE JAZZ DE MINDE

23 dezembro, 2009

Missa de Natal em directo na TV MINDE


A TV MINDE irá transmitir em directo a celebração da tradicional Missa de Natal que se realiza na Igreja Matriz de Minde às 00.00h do dia 25 de Dezembro.



Será a maior operação que a TV MINDE irá realizar em termos logísticos, com a utilização de 3 câmaras e uma equipa de 6 pessoas, sendo que no final está prevista uma pequena surpresa onde irá ser concedida oportunidadede (tipo espaço de antena) a todos os quiserem desejar as Boas Festas em directo aos seus familiares, especialmente aos que vivem no estrangeiro.
Um Feliz Natal, são os votos da TV MINDE.

VFCM vice-campeão distrital de basquetebol feminino/12


Decorreu entre os dias 12 e 13 de Dezembro, em Abrantes, a Final Four do Campeonato Distrital de Sub-12 Femininos, da Associação de Basquetebol de Santarém, que contou com a presença do Clube Náutico de Abrantes, o Clube Desportivo Amiense, o Chamusca Basket Clube e o Vitória Futebol Clube Mindense que veio a sagrar-se Vice-campeão distrital com a obtenção do 2º lugar da tabela classificativa.

Depois de uma fase regular em disputou 10 jogos, entre os meses de Setembro e Dezembro, tendo terminado a sua participação na fase regular do Campeonato Distrital de Basquetebol da Associação de Basquetebol de Santarém em 3º classificada, a equipa Sub-12 do Vitória FC Mindense apurou-se para a Final Four que decorreu em Abrantes nos passados dias 12 e 13 de Dezembro tendo como anfitriã a equipa de Abrantes.

No dia 12, Sábado disputaram-se as meias-finais. No primeiro jogo opuseram-se o VFC Mindense e o CD Amiense tendo saído vitoriosa a equipa de Minde por 32-20. De seguida teve lugar o jogo CN Abrantes vs. Chamusca BC que terminou com o resultado de 111-18 a favor da equipa anfitriã. No Domingo, dia de decisões finais, disputaram-se os jogos que apuravam as equipas campeã e vice-campeã, bem como os terceiro e quarto classificados. O CD Amiense assegurou o 3º lugar ao vencer o Chamusca BC por 31-22, relegando assim o seu opositor para o quarto lugar.

O jogo da final opôs o Abrantes e o Mindense num encontro que decorreu num autêntico ambiente de festa com as claques das várias equipas a criarem um ambiente de confraternização e boa-disposição digno de registo. A vitória sorriu naturalmente à equipa de Abrantes que tinha já demonstrado durante a fase regular do campeonato uma evidente superioridade sobre as restantes equipas. O comportamento, o desempenho e a atitude da equipa de Minde são de realçar pela oposição intensa e pelas dificuldades que criaram à equipa adversária. O resultado final foi 79-36.

Os nomes das vice-campeãs são Carolina Granado, Carolina Guiomar, Catarina Marques, Catarina Moreira, Débora Lopes, Edite Oliveira, Inês Santos, Joana Jesus, Joana Pires, Laura Louro, Leila Neto, Magda Fortunato, Maria Matos, Maria Neves, Olha Hryschencko, patrícia Anjos e Raquel Cipriano.
Rui Santos

Lince ancho


Lince ancho aos charales e carranchanos que jordaram a sua patente para um engenho copiíssimo com os covanos da torre de monsanto do Casal Grande.

Mesmo às 19 do bandarra e com arrepia pra diante, uma catrefa de covanos e covanas jordou as do joão das penhas para a da classe do touquim da piação. No planeta gualdino jordámos terrantezmente nos mirantes dos covanos do Casal Grande que a piação é uma do badalo cópia e que não fredericamos que caia no gualdino. Depois deste engenho, os covanos do Jardim do Camões vão mirantar a piação com outros mirantes.

A esta catrefa de carranchanos e ao Ninhou o meu LINCE ANCHO!

22 dezembro, 2009

Sónia Sanfona promete evolução na continuidade


A nova governadora civil de Santarém, Sónia Sanfona, já traçou os principais objectivos do seu mandato: dar continuidade ao trabalho que foi feito pelos seus antecessores. Sem grandes projectos novos de destaque, Sónia Sanfona prometeu trabalho e reconheceu a “herança difícil” que recebe dos seus antecessores, sobretudo de Paulo Fonseca.



Apesar disso, a nova governadora entende que é preciso tornar este órgão intermédio entre o Governo central e o poder local numa verdadeira “casa do distrito de portas abertas”, algo que Sanfona considera não ter sido ainda completamente conseguido. “É preciso que as pessoas conheçam para que serve o Governo Civil”, salientou, garantindo que, em conjunto com a sua equipa, vai trabalhar para que este órgão seja “um espaço de ajuda à decisão e à interligação entre organismos centrais e locais”.
Classificando o distrito de Santarém como “um território que está à frente de outros em muitos aspectos de desenvolvimento”, Sónia Sanfona destaca o combate à crise como uma prioridade, sobretudo no papel de apoio a empresas em situações mais difíceis, como os casos da Platex e da Portuleiter que já pediram a intervenção do Governo Civil para intervir junto do poder central.

Sónia Sanfona não esquece a questão da protecção civil e vai incluir no planeamento de riscos a questão dos tornados, que recentemente começaram a aparecer como novos problemas a juntar aos das cheias e dos incêndios florestais. Nesta última área, a recém-empossada governadora civil garante que está a ser elaborado o Plano Distrital de Defesa da Floresta contra Incêndios para entrar em vigência em 2010.

Defendendo como importante o processo de regionalização, Sónia Sanfona considera que a estrutura dos governos civis continuarão a fazer sentido existir mesmo que sejam criados organismos intermédios regionais. “A não ser que estes organismos assumam as funções hoje desempenhadas pelos governos civis”, frisa a governadora civil de Santarém.

Em 2010, Sónia Sanfona quer dar início à comemoração de datas relevantes relacionadas com acontecimentos e situações em que o Governo Civil tenha algum tipo de intervenção.

Na equipa da nova governadora civil mantém-se Carlos Catalão como chefe de gabinete, e entram como adjuntos Nuno Antão e Rui Carreteiro.
Publicado no "O RIBATEJO"

21 dezembro, 2009

Reportagem da RTP sobre o minderico


Carranchanos e carranchanas,

a RTP contactou-me no intuito de realizar uma reportagem sobre o minderico e o trabalho que tem sido desenvolvido até agora, quer no âmbito do projecto da Fundação Volkswagen quer no âmbito local. Para isso pretendem, entre outras coisas, visitar as nossas aulas de minderico no CAORG.

Neste sentido irei realizar amanhã (22.12.09) uma aula extraordinária, às 21:30, no CAORG, dedicada ao tema "O Natal e as suas tradições em Minde" (festejos, comida, etc.). Convido-vos a estarem todos presentes. Temos de encher a casa mostrando o nosso interesse pela e a importância da Piação do Charales do Ninhou na vida comunitária.

Não podemos desperdiçar esta oportunidade de tornar o minderico ainda mais público. Para isso é preciso o trabalho de TODOS nós.

Pie à modeia e jorde nos mirantes dos covanos do Casal Grande que é um/uma charal antónio forno pra diante da piação e do Ninhou!

Fredericos de Terraiozinho Judaico cópio e um planeta ancho teodorinho embutido de cousas cópias.



Alteração:
Por motivos de força logística e legislativa, o jornalista e a equipa técnica que o acompanha só poderão ficar em Minde até às 19:30. Por isso fui obrigada a alterar o horário da aula para as 19 horas. Irão ser gravados os primeiros 15 minutos. Sei que é uma hora complicada mas por favor tentem comparecer em força (nem que seja só os 15 minutos)!


19 dezembro, 2009

Domingo, vamos ao ballet


No próximo dia 20 de Dezembro, pelas 16.30h, no Cine-Teatro Rogério Venâncio em Minde, o Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro (CAORG) apresenta o ballet O QUEBRA NOZES de P. Tchaikovsky, estando os bilhetes (quase esgotados) à venda na secretaria o Conservatório de Música.

O Quebra-nozes, convertido em uma tradição natalina em todo o mundo, é também, junto com A Bela Adormecida e O lago dos Cisnes, um dos ballets mais célebres de Tchaikovsky. Estreou em dezembro de 1892 no legendário teatro Mariinskii de São Petersburgo, sob a coreografia original de Lev Ivanov e o livreto de Marius Petipa.



16 dezembro, 2009

CMA vai pagar subsídio de reintegração a vereadores


Com a presença de um novo vereador da coligação do PSD/CDS, António Castanheira, que se apresentava como quarto candidato na lista às eleições autárquicas e que substitui a vereadora Renata Henriques, que solicitou a suspensão do mandato, ate final do mês de Janeiro do próximo ano, o executivo camarário de Alcanena reuniu em sessão ordinária esta segunda feira, no salão nobre dos paços do concelho.



Com diversos pontos agendados para discussão e aprovação, no “período antes da ordem do dia”, a presidente da câmara, Fernanda Asseiceira (PS), foi questionada pelos vereadores da oposição sobre vários assuntos. O vereador Marcelino Camacho (ICA), solicitou justificação, «pela não participação de uma representação da câmara de Alcanena, no Congresso da Associação Nacional de Municípios, realizada recentemente na cidade de Viseu». A presidente respondeu, justificando, «não houve deslocação, motivado pela situação financeira que a câmara se encontra».

Outro dos assuntos também debatidos foi a situação do quartel dos bombeiros. A presidente da edilidade, informou «que após duas reuniões com os representantes dos bombeiros, ficou decidido que vai proceder-se a uma remodelação e adaptação dos espaços existentes no aquartelamento para melhoria das condições daquele espaço, o mais rápido possível».



Sobre a elaboração do Orçamento e Plano de Actividades, Fernanda Asseiceira, esclareceu na reunião, que «a câmara está a desenvolver o trabalho de elaboração do Orçamento e Plano de Actividades para 2010, envolvendo responsáveis hierárquicos de vários sectores da câmara e aproveito para solicitar aos senhores vereadores da oposição uma contribuição também de envolvência com propostas válidas para o mesmo.

É muito possível que não seja possível apresentar os processos à Assembleia Municipal até final do ano, por não estar apurada na íntegra a real situação financeira da autarquia», referiu Fernanda Asseiceira, «recordo que a lei permite que o processo pode aprovado até final do mês de Abril, o qual, decerto vai acontecer antes daquele prazo», adiantou.

Estava também agendado um ponto no sector de Recursos Humanos, no qual constava os pedidos de concessão/atribuição do subsídio de reintegração, formulados pelos vereadores, João Silva e Artur Simões, referente aos mandatos dos anos entre 2002/2005 e baseado num parecer de um jurista, foi decidido aplicar o mesmo baseado na lei vigente na altura, (a mesma foi revogada pelo anterior governo, não se aplicando às situações actuais).

Os subsídios a atribuir superam os 41.000€, devendo os mesmos serem liquidados numa só tranche, conforme a lei.
Publicado no "O NAVEGANTE"

As Grutas das Lapas




A freguesia de Lapas viu no passado sábado, dia 12 de Dezembro, ser inaugurado o seu “Livro de Visitas”. O Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, na ocasião acompanhado por Jorge Santos, vice-presidente do parlamento cabo-verdiano, foi o primeiro a assinar o “Livro de Visitas das Grutas das Lapas”, tendo dirigido algumas palavras a Manuel Ramos, presidente da Junta de Freguesia. «Há gestos simbólicos que valem muito. Deve orgulhar-se de estar a valorizar este património, que faz parte da nossa memória colectiva», afirmou António Rodrigues.
Para Manuel Ramos, este livro contribui para dar mais dignidade a um espaço que recebe muitos visitantes.

Considerada uma das principais atracções turísticas do concelho, as Grutas das Lapas são um conjunto de túneis subterrâneos, classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1943. O percurso acessível é apenas parte de uma rede mais vasta que percorria quase todo o morro onde assenta a povoação. A geologia do solo – calcário mole conhecido por «tufo» – explica a relativa facilidade com que, em tempos, a mão do homem talhou esta singular preciosidade arqueológica.

O desconhecimento da sua origem remete as Grutas para um misticismo que as tem acompanhado ao longo das décadas, tendo nascido várias lendas que ainda hoje persistem. O mito mais fantástico é o da passagem directa para o castelo, passando por baixo do rio Almonda, apesar desta ligação nunca ter sido encontrada. O que se sabe realmente é que foi das grutas que se extraiu o tufo com que se edificaram as casas da povoação e o próprio castelo de Torres Novas.

Em Lapas é usual dizer-se que «os vivos andam por baixo dos mortos», isto porque sob as casas e a igreja, onde antigamente se faziam os enterros, estende-se esta rede de grutas.
Situadas no Largo das Catacumbas, as Grutas das Lapas podem ser visitadas gratuitamente de segunda a domingo, das 9 às 18 horas.
Publicado no "O NAVEGANTE"

Exposição Colectiva de Pintura em Alcanena




Artistas do Concelho de Alcanena expõem na Galeria do Cine-Teatro São Pedro.
Foi inaugurada no passado dia 12 de Dezembro, pela Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiciera, na Galeria de Exposições do Cine-Teatro São Pedro, uma Exposição Colectiva de Pintura que reúne trabalhos de vários artistas do concelho de Alcanena, nomeadamente: Maria Alzira Bento, Maria Manuela Abreu Franco de Carvalho, Saul Roque Gameiro, Rui Gonçalves, Perpétua Jorge Abreu Frazão, Ramiro Ferreira Santos Almeida, Graça Ramiro e Zulmira Bento.

Esta exposição estará patente na Galeria do Cine-Teatro São Pedro até ao próximo dia 10 de Janeiro de 2010, podendo ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 13:00h e as 19:00h, e nos dias de espectáculo, entre as 14:00h e as 21:30h, encerrando aos feriados. A entrada é gratuita.
Publicado no site CMA

As Moiras da Contenda




"As Moiras da Contenda" é o título da última obra editada por Joaquim Pinto Ribeiro, cujo lançamento oficial teve lugar no passado Domingo, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Mira de Aire.
O lançamento desta obra literária integrou-se na cerimónia de Comemoração do 25º Aniversário dos BVMA, tendo o escritor sido apresentado por Rogério Venâncio que foi o autor do prefácio do romance, cuja inspiração tem por base uma lenda, e como cenário as nascentes da Mata.
O autor da obra, Sr Tenente-Coronel Joaquim Pinto Ribeiro (também actor no Grupo de Teatro Boca de Cena), explicou o porquê das "As Moiras da Contenda", e confidenciou-nos que já tem outro projecto no horizonte.
Foi com muito prazer que a TV MINDE registou o acto com uma pequena reportagem que se encontra publicada em TV.MINDE.EU

15 dezembro, 2009

CARSOSCÓPIO comemora hoje o 2º aniversário


Centro Ciência Viva do Alviela – CARSOSCÓPIO comemora HOJE, dia 15 de Dezembro, o 2º aniversário. Visite-nos e sopre as velas connosco!

No dia 15 de Dezembro, assinala-se o 2º aniversário do Centro Ciência Viva do Alviela - CARSOSCÓPIO. Desde a sua abertura em 2007, o Centro recebeu já mais de 34.800 visitantes de todas as idades, oriundos de várias zonas do país e do estrangeiro.
Aproveite para visitar também o Centro, participe nas actividades e cante os PARABÉNS connosco. O Programa é vasto e as visitas são gratuitas.
Ver site "ALVIELA - CIÊNCIA VIVA"



COMENTÁRIO :
Pena é que em dois anos o edifício já apresenta exteriormente um estado de degradação e "antiguidade" bastante elevado para tão curto espaço de tempo.
Estava à vista que revestir fachadas viradas ao sol e chuva com contraplacados de madeira não seria grande ideia naquele local, e o resultado é o que se vê. Em breve precisa de outra solução.
Que sirva de exemplo para outras obras futuras...



Cópio Terraizinho Judaico da CPM




Os tempos não são para grandes gastos, mas não podemos esquecer esta época de espírito muito especial e o presépio da CPM lá espreita na varanda do Cine-Teatro a desejar as Boas Festas a todos os que passam, na esperança que venham aí melhores dias.

Os artistas inspiraram-se e até dá para ficamos a saber que Jesus deverá ter descendências cá do Ninhou. Se observarmos atentamente podemos ver que José, já naquela época, utilizava as famosas Menízias do Ninhou como forma de se proteger do frio. Ele é que sabia!!!
Um Cópio Terraizinho Judaico, são os votos da CPM


Projected by Kate & Wolf

Alcanena nas contrapartidas do Protocolo de Quioto


Nos próximos dois anos Portugal terá que investir entre 200 e 300 milhões de euros em projectos sustentáveis para conseguir cumprir o Protocolo de Quioto.

De acordo com o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, este é o montante que o Fundo Português de Carbono terá de aplicar em projectos sustentáveis nacionais e internacionais para Portugal conseguir conter em 27% o aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2) entre 1990 e 2008-2012.
(...)
Portugal tem vindo a a investir em projectos de gestão de resíduos, eficiência energética e energias renováveis em países como a China, Índia, Brasil, Chile e Jordânia.
Além disso, o fundo financia vários projectos nacionais que visam a redução de emissões de poluentes perigosos em três instalações industriais de Estarreja e Alcanena e um projecto de sumidouro de carbono em pastagens, apresentado na semana passada em Copenhaga.
(...) Ler mais em "JORNAL DE NEGÓCIOS"

Fantasma da Gripe A interfere com tradições religiosas de Natal


O padre José Luís Borga considera “um absurdo” a posição tomada pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, que desaconselha, do ponto de vista sanitário, o tradicional beijo nos pés do Menino Jesus dado pelos fiéis nas celebrações religiosas de Natal. Uma recomendação que pretende contribuir para evitar a propagação da Gripe A mas que nem todos os sacerdotes vão acatar, deixando a decisão ao livre arbítrio dos crentes.

O mediático pároco de Nossa Senhora de Fátima, no Entroncamento, considera que a postura da Pastoral da Saúde é “um exagero” e garante que na sua igreja os fiéis vão poder beijar os pés da figura do Menino Jesus, se assim o quiserem fazer. “Parece que somos os culpados pela propagação da Gripe A”, observa José Luís Borga, lembrando que não se trata de um rito obrigatório. “Não vou proibir ninguém de beijar o Menino Jesus. Se fosse para evitar a propagação da Gripe A não se fazia também a celebração, não se distribuía a comunhão…”, declara, concluindo: “Cada um cuida de si e queira Deus que todos os contágios sejam por essa via”.
(...) Ler mais opiniões do outros párocos em "O MIRANTE"

14 dezembro, 2009

Alcanena não vai ter Iluminação Natalícia


A actual situação financeira da câmara municipal de Alcanena, obriga que não aconteça este ano iluminação pública natalícia nas ruas centrais da vila. A informação foi prestada ao “O NAVEGANTE”, pela Presidente da edilidade Alcanenense, Fernanda Asseiceira.



A presidente da Câmara, agendou para a manhã desta quarta-feira, uma reunião com a ACIS - Associação Empresarial de Torres Novas, Entroncamento, Alcanena e Golegã, a qual não se realizou por impossibilidade de comparência do Presidente daquela associação, ficando adiada para uma data a agendar.

Disse-nos a edil, “apesar de entrarmos em funções autárquicas no início do mês de Novembro, contactámos a empresa que tem vindo a realizar a montagem da iluminação natalícia nos últimos anos, para que apresentasse um orçamento para a iluminação deste natal, tendo sido apresentado um valor de 12.000€”, acrescentando ainda “a empresa informou-nos também, que tem valores atrasados em dívida de outros anos, como é o caso do ano passado que lhe são devidos cerca de 13.000€” sublinhou a presidente, “na situação financeira actual que a autarquia se encontra, não é possível realizar este evento com as mínimas condições de qualidade”, adiantou-nos, “no futuro desejamos fazer um estudo para contemplar também as freguesias do concelho, dentro das possibilidades reais financeiras da autarquia”, esclareceu Fernanda Asseiceira, “é nosso objectivo concreto ter proximamente uma reunião com a ACIS, para trocarmos impressões construtivas sobre a actividade comercial do concelho e em comum estudar condições para a realização de eventos futuros” esclareceu, “após uma análise à disponibilidade de verbas para este evento natalício, só era possível por parte da autarquia disponibilizar uma verba de 300€, a qual foi investida uma parte na iluminação dos paços do concelho” , adiantou-nos ainda Fernanda Asseiceira “em suma, não há condições financeiras para a iluminação de natal deste ano e vou enviar cartas aos munícipes para um esclarecimento real da situação” concluiu.
Publicado no "O NAVEGANTE"

Alunas de Fátima criam projecto para promover artistas da sua região


“Uma iniciativa de louvar”, assim classificou o professor de quatro jovens do 12º ano do Centro de Estudos de Fátima (CEF) que no último mês e meio criaram um roteiro artístico, plano inserido no projecto “ArteOn”. Com o intuito de promover os artistas da região de Fátima, reuniram cerca de 14 autores que, entre pintura, escultura e fotografia, vão ter os seus trabalhos em exposição até 21 de Dezembro, por vários espaços da cidade. Na inauguração, sábado, no Museu da Vida de Cristo, em Fátima, o professor das jovens, José Poças, destacou a qualidade que já se verifica nos artistas da zona e a necessidade de dar a conhecê-los aos seus habitantes. Salientou também que, “infelizmente”, nos três colégios que existem em Fátima “fazem-se coisas muito boas” que terminam sempre por se isolar no universo escolar.



Todo o projecto “ArteOn” resultou de uma ideia inicial das quatro jovens do curso científico humanístico de Artes Visuais, com o objectivo de criar uma associação de apoio a artistas. Após formada uma parceria com a Associação Fátima Cultural (AFAC) e a ajuda dos professores, reuniram-se as condições para levar a bom termo o plano para um Roteiro Artístico. Oleksandra Ktova, Bruna Silva, Ana Carolina Santo e Edite Reis explicaram a O MIRANTE que possuíam o desejo de trabalhar em conjunto, uma vez que funcionam bem enquanto grupo. Chegaram então à conclusão que “é urgente mostrar os artistas da região”.
(...) Ler mais no " O MIRANTE"

Cultrede contempla espectáculos para 18 concelhos


A Câmara de Leiria apresentou hoje o projecto Cultrede, uma rede que integra 18 concelhos e que pretende aumentar a oferta cultural nestes municípios, abrangendo mais de 816 mil pessoas.

A iniciativa é liderada pelo município de Leiria e embora os espectáculos já se tenham iniciado em Setembro, só agora foi aprovado o financiamento comunitário de 1 milhão e 900 mil euros.
O administrador da Cultideias, Vítor Martelo, entidade que promove o Cultrede, explicou que o município de Leiria foi o escolhido para liderar o projecto por ter sido "o primeiro membro da rede".

O projecto pretende promover o desenvolvimento cultural das comunidades e contribuir para a elevação da qualidade de vida dos cidadãos, através da descentralização, diversificação e qualificação da oferta cultural e artística.

Cada concelho da rede indica cinco projectos para figurarem no catálogo conjunto.
"São obrigatoriamente escolhidos dois, mas há concelhos em que os cinco nomes são aceites", adiantou Vítor Martelo.
O administrador disse ainda que são também aceites projectos artísticos que se auto-candidatam.
"Este ano tivemos mais de 400 propostas", acrescentou, explicando que o objectivo é a "qualidade, diversidade e dar aos concelhos aquilo que não é hábito terem".

Numa primeira fase, o projecto contempla 97 espectáculos e actividades educativas, que estão a decorrer até 31 de Março de 2010. O segundo catálogo será lançado a partir de Abril do próximo ano até Dezembro e já integrará 250 espectáculos. O projecto termina em Agosto de 2011.

O projecto integra os municípios de Alcanena, Alcochete, Alijó, Castelo Branco, Estarreja, Figueira da Foz, Gouveia, Leiria, Nisa, Oeiras, Paredes de Coura, Pombal, Ponte de Lima, Rio Maior, Santarém, Santiago do Cacém, Seia e Sesimbra.
Os concelhos de Paços de Ferreira e Nelas também integram a rede e recebem programação em itinerância, mas com o estatuto de parceiros indirectos.
Publicado em "DN ARTES"
Site CULTREDE : http://www.cultrede.com/



Em 01 MAI 09, o JORNAL TORREJANO noticiou:
Alcanena adere à Cultrede
O município de Alcanena respondeu afirmativamente ao pedido feito pelo municípo de Leiria (enquanto impulsionador do projecto) para integrar a Cultrede. À semelhança da Artemrede, a parceria pretende criar um circuito cultural, em que os custos­ dos espectáculos serão comparticipados em 40 por cento, neste­ caso por fundos comunitários. A Cultrede é um projecto que teve início este ano e cuja primeira fase durará até 2011. Nestes­ três anos, a Câmara de Alcanena tem previsto investir 72 mil euros em espectáculos culturais.

Na reacção à política cultural do executivo, a vereadora do PSD deixou algumas interrogações, na reunião que aconteceu­ a 27 de Abril, nomeadamente se os custos­ da Cultrede, a juntar­ à actividade do Cine-Teatro S. Pedro, não irão sobrecarregar a tesouraria da autarquia. Do lado do PS, a vereadora Fernanda Asseiceira mostrou maior compreensão­, e justificou que a rentabilização do cine-teatro­ é algo que deve ser feito.

Exposição de Presépios na Biblioteca M. de Alcanena


Está patente, durante o mês de Dezembro, na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, uma exposição dedicada à quadra natalícia que reúne presépios de vários autores.

A exposição está dividida pelo piso térreo (recepção) e 1º Piso (Sala de Adultos) da Biblioteca, sendo de visita gratuita

11 dezembro, 2009

Santarém em 2.º no número de mortes na estrada


A seguir a Lisboa, Santarém é o distrito onde se registam mais vítimas mortais em acidentes nas estradas.



Os dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária revelam que, entre 1 de Janeiro e 7 de Dezembro morreram 72 pessoas nas estradas do distrito de Santarém.
É o 2.º distrito do país com maior número de vítimas mortais em acidentes nas estradas. Lisboa registou 76 mortes, Santarém 72 e Porto 70.
Os distritos com menos mortos nas estradas são Portalegre (nove), Bragança (dez), Vila Real e Guarda (15 cada).
A nível nacional morreram desde o início do ano até segunda-feira, 696 pessoas em acidentes, enquanto em período idêntico de 2008 tinham sido 714 vítimas.
Na manhã desta sexta-feira, dia 11, reúne no Governo Civil de Santarém a Comissão Distrital de Segurança Rodoviária.

O distrito de Santarém é composto por 21 concelhos: Abrantes, Alcanena, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Mação, Ourém, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
Publicado no "O TEMPLÁRIO"

Ballet "O Quebra Nozes" em Minde


No próximo dia 20 de Dezembro, pelas 16.30h, no Cine-Teatro Rogério Venâncio em Minde, o Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro (CAORG) apresenta o ballet O QUEBRA NOZES de P. Tchaikovsky, estando os bilhetes (quase esgotados) à venda na secretaria o Conservatório de Música.

O Quebra-nozes, convertido em uma tradição natalina em todo o mundo, é também, junto com A Bela Adormecida e O lago dos Cisnes, o ballet mais célebre de Tchaikovsky. Estreou em dezembro de 1892 no legendário teatro Mariinskii de São Petersburgo, sob a coreografia original de Lev Ivanov e o livreto de Marius Petipa.

A história se inspira no célebre conto de E.T.A. Hoffmann “O quebra-nozes e o rei dos ratos”, mesmo que o argumento que, anos mais tarde, daria vida ao ballet de Tchaikovsky deriva de uma adaptação que Alexandre Dumas pai fez do texto.

A história tem lugar na Alemanha, na casa do respeitável juiz Stahlbaum, no Natal. O matrimônio e seus filhos –Clara, Luisa e Fritz- recebem a visita de seus familiares, entre eles o velho Drosselmayer, um solteirão excêntrico e amante da magia. Este traz a Clara um regalo muito especial: um quebra-nozes de madeira. Fascinada com seu novo brinquedo, a menina dorme abraçada a ele. Na metade da noite, Clara se desperta: os brinquedos ganham vida e ela se encontra perseguida por um exército de ratos. Desencadeia-se uma batalha entre os ratos e os soldados, liderados pelo Quebra-nozes. Depois, a menina, o brinquedo e Drosselmayer empreendem a busca do Rei dos ratos ao Pais das Neves e outros lugares mágicos, onde viviam extraordinárias aventuras. Finalmente, todo se desfaz e Clara desperta na sua casa junto ao seu boneco.



O Quebra-nozes é, assim, uma fábula que fala da saudade perpétua pela infância perdida e do contraste entre a realidade do mundo dos adultos e o mundo dos sonhos das crianças. Graças a seu colorido, a extraordinária imaginação que desbordam os personagens e as aventuras, e a inesquecível música de Tchaikovsky, O Quebra-Nozes se converteu em um dos ballets mais representados do mundo, e especialmente nestas datas.


Coro do CAORG em digressão




No próximo domingo, dia 13 de Dezembro, pelas 16.30h o Coro de Cãmara do CAORG vai actuar na Serra de Santo António em espectáculo a favor do Lar da 3ª idade.

No dia 19 de Dezembro, o mesmo coro, deslocar-se-á a Oliveira do Hospital para participar num espectáculo conjunto com a Tuna Local.
Estas serão as primeiras deslocações desde a estreia do coro em 17 de Outubro.

Caminhada na Serra de S. António


A quarta caminhada da temporada 2009/2010 do projecto Caminhadas pelo Concelho realiza-se no próximo dia 13 de Dezembro, na freguesia de Serra de Santo António, estando a concentração marcada para as 10:00h, junto ao Largo da Igreja, local onde serão efectuadas as inscrições gratuitas.

A Autarquia terá um autocarro à disposição daqueles que tenham dificuldade em se deslocar ou que queiram optar por esse meio de transporte, nas localidades de Alcanena (Praça 8 de Maio) e Minde (Largo do Coreto), com partida às 9:30h.

A caminhada terá um grau de dificuldade baixo/médio, sendo a distância a percorrer de aproximadamente 7 kms, em percurso circular.

Stockholm Lisboa Project no São Pedro em Alcanena


O Cine-Teatro São Pedro apresenta, no próximo dia 12 de Dezembro, sábado, pelas 21:30h, os Stockholm Lisboa Project, um projecto que reúne músicos portugueses e suecos que exploram pontos de encontro entre as suas tradições musicais.

Os Stockholm Lisboa Project combinam as tradições suecas e portuguesas. Desde fado a polskas, a viagem é através da melancolia e festa, pelas mãos de excelentes músicos. A surpreendente voz de Liana (duas vezes vencedora da Grande Noite do Fado no Coliseu de Lisboa)e a combinação de mandola nórdica, bandolim português e violino fazem deste projecto uma combinação única de fortes personalidades, revelando uma mistura inesperadamente intensa. Liana, Luís Peixoto, Sérgio Crisóstomo e Simon Stälspets actuam por todo o mundo com o Stockholm Lisboa Project.

O espectáculo destina-se a maiores de 4 anos, sendo o preço dos bilhetes no valor de 5€ (preço único).
A Câmara Municipal de Alcanena oferece a todos os seus funcionário e colaboradores um bilhete duplo para o espectáculo.

Fátima prepara-se para visita de Bento XVI


Dez anos depois da beatificação de Jacinta e Francisco Marto, o Santuário de Fátima voltará a receber um Papa. Nos dias 12 e 13 de Maio, Bento XVI estará naquele altar mariano. “É interessante esta coincidência: vir no 10º aniversário da beatificação de Jacinta Marto porque dos três pastorinhos foi ela que mais vezes falou do Santo Padre” – disse à Agência ECCLESIA o Pe. Virgílio Antunes, Reitor do Santuário de Fátima.

A visita de Bento XVI a Portugal – de 11 a 14 de Maio - é um “acontecimento marcante na vida de Portugal, na vida da Igreja Católica e na vida deste lugar que já contou com quatro visitas de papas” – disse. Ao nível das estimativas para o número de peregrinos que irão a Fátima naqueles dias, o Pe. Virgílio Antunes não adianta números. “Dizemos sempre «muita gente»”.
(...) Ler Mais em "AGÊNCIA ECLESIA"

04 dezembro, 2009

Casa do Povo oferece bilhetes para o teatro


Ainda não viu a peça de teatro TERRORISTAS encenada por Cláudia Gaiolas e o Grupo Boca de Cena?
Já viu, gostava de ver outra vez, mas os euros não abundam?

Tudo tem solução. A Casa do Povo de Minde oferece 2 (dois) bilhetes a cada autor das melhores frases sobre estes TERRORISTAS.
Terá de a publicar nos comentários e de seguida enviar um email a identificar-se para cpminde@gmail.com
O Henrique será quem entregará os bilhetes ás melhores frases.

Não se atrase, pois a peça estará em exibição HOJE no Cine-Teatro São Pedro em Alcanena, pelas 21h30m.
VAMOS TODOS AO TEATRO. TEATRO É CULTURA!!!


OUTRAS NOTÍCIAS DA CASA DO POVO
No próximo Sábado, vai haver uma operação de limpezas e pinturas no Cine-Teatro. Para quem não tiver nada que fazer e quiser exercitar os músculos e manifestar solariedade, o horário de pegar ao serviço é às 9h30m. O almoço é no Vale Alto (cada um paga o seu).

A CPM adquiriu uma carrinha, tipo furgon, para transportes diversos. A viatura, adquirida com capitais próprios, irá servir os diversos núcleos e eventos da CPM, e estará dísponível para auxiliar todas as colectividades que manifestarem necessidade e interesse.

02 dezembro, 2009

Município de Alcanena no Jornal Torrejano


Alcanena: chefe de gabinete veio de Sintra
Fernanda Asseiceira, presidente da Câmara Municipal de Alcanena, nomeou Ana Maria Gomes, técnica superior de Sintra, como chefe do seu gabinete de apoio pessoal. Óscar Pires, que aparecia na lista do PS como quinto na corrida à Câmara Municipal, não eleito, foi agora nomeado adjunto do mesmo gabinete.

A notificação das nomeações, na reunião de Câmara de segunda-feira, mereceu a ironia de Eduardo Marcelino, vereador eleito pelo Independentes por Alcanena, vice-presidente na Câmara no anterior mandat ”Com mais estas, o actual executivo já vai com 7 nomeações. No nosso executivo pôs em causa termos 6 nomeações políticas. Eu também acho que já é muito”, disse.

Fernanda Asseiceira não gostou do comentário, lembrou que é uma mera notificação e não um pedido de opinião e disse ainda: ”O anterior presidente, que já tinha sido vereador e já era presidente há muito tempo, tinha um secretário e um chefe de gabinete. Eu estou aqui pela primeira vez e há 20 dias e ainda vem pôr em causa que eu precise de quem me apoie”, terminou.

Asseiceira quer auditoria externa às contas da Câmara
Fernanda Asseiceira decidiu definitivamente pela contratação de uma auditoria externa, financeira e legal, sobre a Câmara Municipal. A ideia já havia sido lançada, mas foi confirmada na reunião de segunda-feira. Os vereadores eleitos pelo ICA (Independentes por Alcanena) concordaram com a decisão, que foi votada por unanimidade. Iniciado o processo, resta agora escolher a empresa que investigará a real situação da Câmara de Alcanena.

Câmara aprovou IMI e IRS
A Câmara Municipal de Alcanena aprovou por unanimidade, na reunião de segunda-feira, 23 de Novembro, as taxas de IMI e IRS. O Imposto Municipal sobre Imóveis terá uma taxa de 0,8 para prédios rústicos, 0,7 para os urbanos e 0,3 para os avaliados pelo Código do IMI. Como forma de reduzir a habitação degradada, o executivo deliberou uma diminuição de 5 por cento na taxa de IMI para prédios recuperados há 8 anos e de 10, 15, 20, 25 e 30 por cento para prédios recuperados há 7, 6, 5, 4 e 3 ou menos anos, respectivamente. Para os prédios com estados de degradação elevada, reconhecidos como tal pela comissão criada para o efeito, haverá um acréscimo de 30 por cento à taxa de IMI.

Uma medida que, como disse Fernanda Asseiceira, presidente da Câmara Municipal, pretende ir ao encontro de muitos munícipes, bem como valorizar e incentivar quem investe na recuperação dos prédios.

O IRS manter-se-á, à semelhança do ano transacto, nos 4 por cento, beneficiando os munícipes em 1 por cento deste imposto.
Publicado no "JORNAL TORREJANO"

Vídeo-conferência NetSénior


O Espaço Internet de Minde vai dinamizar no dia 4 de Dezembro de 2009, pelas 10h30, uma actividade de divulgação na área das Tecnologias de Informação que reúne idosos dos concelhos de Alcanena Torres Novas através de vídeo-conferência. Pretende-se, com esta actividade, estimular a utilização das novas tecnologias para outras formas de comunicação entre as populações.

O grupo de idosos do concelho de Alcanena foi escolhido entre os residentes no Lar do Centro de Bem Estar de Minde.
Esta actividade resulta de uma parceria entre os Espaços Internet de Minde e Torres Novas.
Publicado no site CMA

Nova governadora civil de Santarém


A nova governadora civil do distrito de Santarém, Sónia Sanfona, diz sentir-se ”naturalmente satisfeita” com a confiança que lhe foi depositada pelo Governo para assumir ”um lugar de relevo e grande responsabilidade”. Sublinhando o papel dos governos civis na ligação das regiões que representam com o Governo central, Sónia Sanfona diz ser seu objectivo imediato trabalhar em prol do distrito, procurando dar-lhe ”a visibilidade e o relevo que merece” para que seja ”exemplar e uma referência nacional”.

Sónia Sanfona diz sentir-se preparada e motivada para responder aos ”desafios estruturantes” que se colocam a quem desempenha o cargo de governador civil, realçando o papel destas estruturas em matéria de prevenção rodoviária, protecção civil, relacionamento institucional e com o movimento associativo, áreas que considerou poderem ser ”motor de uma região”.

Sónia Sanfona refuta ver na sua nomeação, aprovada em Conselho de Ministros, uma ”lógica de lugares de compensação”. A ex-deputada foi criticada publicamente por, juntamente com Ana Gomes, ter contestado a sua exclusão da lista de candidatos à Assembleia da República por concorrer ao mesmo tempo à presidência da Câmara Municipal de Alpiarça, município que o PS perdeu para a CDU nas autárquicas de 11 de Outubro.

Sónia Sanfona diz ainda que o facto de se perder uma autarquia em eleições ”não pode ser um hadicap para qualquer político”. ”Sei que teria condições para fazer um bom trabalho e ser uma boa presidente de Câmara. A população assim não entendeu, decisão que respeito”, diz, adiantando que vai assumir as funções de governadora civil ”com o mesmo ânimo e determinação” com que sempre se envolve em tudo o que faz.
Publicado no "JORNAL TORREJANO"

01 dezembro, 2009

Concursos de Natal em Minde


A Junta de Freguesia de Minde está a organizar dois concursos natalícios, cujos panfletos estão divulgados nos diversos estabelecimentos comerciais.

«O Concurso "Natal Brilhante" é uma iniciativa da JFM que tem como objectivo animar o espírito natalício da Freguesia de Minde.
Para que a luz de Natal brilhe tão intensamente nas nossas casas como dentro do nosso coração.
A todos um Santo e Feliz Natal!»
O Presidente - António Augusto Fresco

O Concurso de Presépios é direccionado basicamente a alunos das escolas (mas tb existe categoria de adultos). Solicita-se a entrega dos trabalhos até 17.12.09, tem várias categorias etárias e pode obter mais informações na sede da JFM.



COMENTÁRIO / SUGESTÃO
Pessoalmente concordo com este género de iniciativas que apelam á involvência comunitária, mas, mais facilmente daria maior apoio a algo mais imaginativo e com dimensão mais abrangente e de maior visibilidade.

Porque não aproveitar toda esta onda e clima artístico que tem invadido Minde nos últimos tempos, e estimular Minde a criar vários presépios de rua onde a arte estivesse presente e a imaginação pudesse voar.
Minde tem artistas para isso, e um processo de involvência das colectividades, das escolas e da Junta de Freguesia bem poderia originar um passo no despertar da área das artes plásticas.

Minde, vila de Artes e Cultura
, é um título que nos assenta bem e acho que temos (e podemos mostrar) outras artes e outras vertentes, sendo este tema dos presépios o ideal para isso.
Somos um povo de convicções religiosos, e construir anualmente meia-dúzia de presépios de inspiração artística, bem iluminados, etc. etc... muito viria a valorizar Minde, não só em termos artísticos, como até em desenvolvimento turístico. Seria algo como uma exposição anual de arte alusiva ao Natal.
É claro que só será possível se houver um forte empenho, apoio e estímulo por parte da JFM.
Seja como fôr, é apenas uma ideia, mas preferia ver o dinheiro dos meus impostos investidos em algo parecido com isto, do que gasto em aluguer de arcos e luzinhas coloridas.


Terroristas em Alcanena




Deram-se bem em Minde e vão atacar o palco principal do concelho.
Após o êxito de duas lotações esgotadas no Cine-Teatro Rogério Venâncio em Minde, a peça TERRORISTAS, encenada por Claudia Gaiolas com o Grupo Boca de Cena, irá estar em representação no próximo dia 4 DEZ (Sexta-Feira), pelas 21h30m, no Cine Teatro São Pedro em Alcanena.

A representação foi especialmente concebida para o Festival Materiais Diversos, mas o grande êxito levou já a esta solicitação de digressão extra a Alcanena. Se ainda não viu não perca esta oportunidade, e se viu volte a ver pois a Claudia e estes artistas do Boca de Cena bem merecem o apoio e o carinho de ter uma sala cheia.

2ª edição de Materiais Diversos é em SET 2010


Chegou ao fim este ÊXITO MUITO À FRENTE que foi a 1ª edição do Festival Materiais Diversos. Uma autêntica pedrada no charco no panorama cultural da região e um valente abanão nas estruturas socio-culturais do concelho.



O Festival Materiais Diversos foi (e é) um projecto arrojado, mas excelentemente estruturado pelo Tiago Guedes e sua equipa de profissionais e colaboradores, e o resultado foi o tal enorme êxito, e um reforço de GRANDE PESO para a afirmação de Minde como Vila de Cultura.
Um festival com 17 espectáculos, alguns internacionais, e uma série de eventos paralelos, não é tarefa fácil, com o ónus de ser tratar de introdução de novos conceitos artísticos.
Mas a tarefa e objectivos foram amplamente conseguidos, e o pacato quotidiano da vila viveu dias intensos de movimentação cultural e social, e nunca o nome de Minde e do Concelho de Alcanena foram tão badalados nas TVs e comunicação social.
Foram milhões de pessoas que leram, viram e ouviram falar de Minde, e este foi realmente um evento que colocou, e continuará a colocar Minde e o concelho no mapa.

Parabéns ao Tiago Guedes e à sua equipa de profissionais, aos muitos colaboradores e voluntários, a todos os artistas e colectividades, e a quem acreditou, apoiou e possibilitou a viabilização deste excelente projecto. PARABÈNS AO PÚBLICO !!!
Mesmo com o frio, Minde demonstrou que tem um público muito "especial" nestas coisas das artes, e acho que fomos óptimos anfitriões deste evento que está aí para criar raízes e reformatar a vida cultural de Minde, do Concelho de Alcanena, e até desta zona central do país. Não tenho a menor das dúvidas!

Setembro de 2010 é a data escolhida para a 2ª edição do Festival Materiais Diversos, com possibilidades de espectáculos exteriores, e... muitas novidades virão aí.
E já falta menos de um ano para o próximo Materiais Diversos!!!