30 maio, 2009

Falta pouco para o dia das bikes


Falta uma semana para o grande acontecimento das bikes em Minde. No Sábado temos a Festa Natura na Praça 14 de Agosto, e no Domingo as bicicletas inundarão o Ninhou.
As inscrições para o Raid BTT, que encerram às 24h do dia 3 de Junho, já atingem quase as 6 centenas, mas confirmados (pagos) ainda não se atingiu o limite de 500 participantes. E entre os inscritos encontramos alguns ilustres, como o senhor que se segue.

Marco Chagas no RBM 2009
Este super-campeão e legenda do ciclismo nacional, nascido em Pontével, já honrou o n/ evento com a sua inscrição (e confirmação) no RBM 2009.
Quando virem este senhor a pedalar no Raid BTT Minde, fiquem a saber que é o homem que mais Voltas a Portugal ganhou (quatro), com triunfos em 22 etapas, sete títulos de Campeão de Portugal, e participação em dois Tours de France, onde obteve um 41º lugar.
Um super-campeão de se tirar o chapéu, com mais kms nas pernas que muitos de nós temos em automóvel.
Para que o palmarés dele fique completo só lhe falta mesmo o pódium do Raid BTT Minde 2009.

Parapente / Baptismos de Vôo
Nesta nova modalidade o sucesso parece estar garantido.
As pré-inscrições para baptismo de vôo em bi-lugar há muito que se encontram esgotadas, e se as condições meteorológicas o permitirem vai ser uma grande festa com o céu de Minde mais colorido e movimentado.

Mini BTT Infantil
Esta é a actividade em que a organização tem mostrado grande empenho, mas onde as inscrições não estão ainda a corresponder às expectativas.
Talvez por falta de divulgação interna, muitos ainda desconheçam de que, apesar de gratuita, a inscrição é obrigatória e também encerra dia 3 de Junho.
A organização oferece abastecimento, almoço, seguro, t-shirt e outros brindes, e faz um apelo a todos os pais, tios e avós que inscrevam os míudos. Pedalar, conviver e conhecer o Polje de Minde é o programa que vos esperam.
Podem inscrever-se no site www.btt.minde.eu ou nos habituais estabelecimentos comerciais

Festa do Divino Espírito Santo

Este fim~de~semana Minde vai estar em festa.
São as Festas do Divino Espírito Santo, organizadas pelo pessoal dos 40 anos, e, tradicionalmente, as maiores festas de Minde.

Do programa religioso constam as 2 habituais e lindas procissões, é música será o prato forte dos serões.

Hoje, Sábado a Xarale's Dixie abre a noite, para se seguir o grupo brasileiro Canta Bahia e a finalizar a banda de rock 69 Graus.
Amanhã um concerto pela banda da Sociedade Musical Mindense acompanhará o jantar, para depois actuar o grupo Shortcut.

Tudo isto acontecerá no Pavilhão Ana Sonsa, e é lá que todos os charais têm encontro marcado. Divirta-se !!!

Lince ancho ao Ninhou e aos seus charales


O projecto de revitalização da Piação do Ninhou ainda vai a santos, mas a Vera e o Peter já completaram a primeira fase, e, no início deste mês regressaram à Terruja das Babosas (Alemanha), onde continuam a trabalhar no mesmo, para regressarem em Setembro.
Através do Jornal de Minde, deixaram-nos uma mensagem de agradecimento e forte apelo para que continuemos a falar Minderico pra diante, para que o mesmo não caia no esquecimento.

Por cá continua o ancho carranchano Carlos Amoroso a dar o seu enorme contributo com as aulas de Minderico às Sextas-Feiras no CAORG.



Lince ancho ao Ninhou e aos seus charales
Aqui a covana Vera Ferreira e o covano Peter Bouda da Terruja das Babosa no Pregal
das Babosas e dos Marcos somos linces anchos ao Ninhou, a todos os seus charales e a um podê de filhos do fernando que são antónio forno pela piação. Jordamos também o nosso lince ancho à do choane e à torre do vieira que jordaram patente no engenho com a piação jordando o neto para o parreiral em que tarrantámos no Ninhou
Neste gertrudes conchego somos vila franca pelos moinhos da fonte de nery das d’el rei do Ninhou na piação e na do badalo de camões, como o penostra da classe do choane nos gambiou a sua da piação.
Aos carranchanos do famoso um lince ancho pra diante por nos gambiarem a tece-tece
do bruxo e a da classe do Justino guedes; aos carranchanos da Classe do Mestre Migança também um lince ancho pelas igualadas e toda a patente no que emanámos; aos charales do chave d’ouro “Estaminé” jordamos um cruzeiro terrantez pelas fuscas que jordámos a grunhir babosas, joãos da garota e regatinhas e a piar à modeia.
Aos charales do Ninhou um LINCE ANCHO e piem à modeia pra diante. Não deixem a piação cair no gualdino.
Um cruzeiro destes covanos e filhos do fernando do Ninhou.
Remirantamo-nos no quadrazal das brinçaleiras.
Vera Ferreira / Peter Bouda

Tradução :
Obrigado a Minde e aos mindericos
A Vera Ferreira e o Peter Bouda, de Munique, na Alemanha, estamos muito gratos a Minde e a todos os mindericos e um grande número de amigos que se interessam pela piação.
Agradecemos também à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal que marcaram presença nesta campanha da piação pagando a casa em que dormimos em Minde.
Neste momento estamos à espera das placas de identificação das ruas de Minde escritas em minderico e em português, como o Presidente da Junta nos prometeu.
Aos responsáveis do Jornal de Minde um grande obrigado por nos facilitarem a utilização da Internet e a execução de prospectos; aos responsáveis do CAORG também um grande agradecimento pelas fotocópias e toda a assistência que nos prestaram; à malta do Estamine um grande abraço pelos serões que passámos a beber umas cervejas, tomar café e águas, enquanto se falava em minderico.
Aos mindericos o nosso melhor agradecimento, e falem minderico para a frente. Não deixem a piação cair no esquecimemto.
Um abraço destes covanos e amigos de Minde. Voltar-nos-emos a ver em Setembro.
VeraFerreira / Peter Bouda



COMENTÁRIO:
Estes grandes carranchanos do Ninhou estão a dar o melhor que podem pela nossa Piação. É um assunto muito sério e de extrema importância para Minde. Na calha estão grandes projectos e idéias como a criação do Dia do Minderico, uma conferência internacional em Minde com grandes investigadores linguísticos mundiais, a criação do primeiro centro da Península Ibérica de investigação linguística em Minde, e o sonho de elevar o Minderico a 3ª língua nacional.
Tudo isto pode ser possível, mas para tal é preciso que nós, Charales do Ninhou, também colaboremos, falando Minderico e elevando ao máximo este nosso património cultural.
Vamos todos piar à modeia. Viva a Piação do Ninhou, e um muito obrigado a estes carranchanos.

24 maio, 2009

Documentário sobre o PNSAC


Este foi um documentário promocional sobre as Serras de Aire e Candeeiros; produzido para ser exibido no "I Festival dos Ventos", realizado em Alvados, Porto de Mós (2004). Realização: Paulo César Fajardo e Ricardo Lima produção: ESELeiria, ADSAICA e PNSAC (Portugal).

É pena a banda sonora estar desactivada e,... principalmente, não ter qualquer referência ao Polje de Minde, nem a actividades como o btt, canoagem e, até equitação. A música e a arte também não são focados e cabiam bem no filme.
Mesmo assim, é das poucas coisas positivas que tenho visto sair do PNSAC. Talvez agora com o novo presidente do Conselho Estratégico do PNSAC as coisas ganhem mais dinâmica.



23 maio, 2009

RBM 2009 e a Festa Natura




JORDE CÓPIO ao RAID DA CHINCHEIRA DA DOS SETE PALMOS NO NINHOU 2009 !!

Se no planeta ancho gualdino foste antónio forno,
neste planeta ancho serás antónio forno ancho!
Em 2009 gambiamos a nossa da piação de um ARRAIAL DA DO ANDRÉ ancho pra diante !!

Uma emanação que jorda como patente jordar charales e covanos a engenhar o aguenta-chaveca no parreiral da dos sete palmos e do invisível. Esta emanação jorda no Viveiro das Encostas de Aire e Candeeiros e na Lagoa do Santo do Ninhou


É assim que em Minderico o site www.btt.minde.eu/ dá as boas vindas aos quase 300 visitantes que diáriamente por lá pasam, quando faltam duas semanas para a realização do evento RBM 2009, que inclui a Festa Natura no Sábado e o BTT, Mini BTT, Passeio Pedestre e Parapente no Domingo.
Um evento com uma cuidada preparação e que se espera traga a Minde quase um milhar de pessoas, e alguns órgãos da comunicação social, como a TV Fátima e a magazine FreeBike.



Se no Parapente as pré-incrições estão esgotadas, no Raid BTT já se atingiram quase 450 inscrições, quando as mesmas ainda não estão encerradas (Ver lista de inscritos aqui).
Só no Mini BTT as inscrições não estão a correr conforme o desejado. Talvez por falta de divulgação junto das escolas, ou por os pais pensarem que dá para inscrever os filhos na altura. Mas não dá. Terão que inscrever os seus filhos no site da net ou nos habituais estabelecimentos comerciais em Minde. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e a organização ainda oferece, o almoço, abastecimentos, seguro, t-shirt e alguns brindes.

De vento em popa vai a Festa Natura que se realiza no Sábado à tarde. Um evento com múltiplas actividades lúdico-pedagógicas para crianças, jogos tradicionais, porco assado, música, karaté, ginástica, etc, etc. Até o exército virá com uma tenda, parede de escalada e rappel.
As actividades são tantas que o problema maior será arranjar público para para tanta coisa.
Enfim, um problema de Minde nos últimos anos, mas os organizadores do RBM 2009 movem-se pela fé de que esta Festa Natura poderá ser um embrião de algo muito mais sério no futuro. Uma grande Festa (e Feira) da Natureza em Minde e de expressão nacional. São sonhos, mas podem ser realidade.


Colabore, divirta-se e passe esse fim-de-semana com o Natura Minde, num dos maiores eventos que jamais se realizou nos últimos anos na nossa vila. Não se arrependerá.
Entra na onda e DEIXA A TUA MARCA !!!
A Praça 14 de Agosto apresentará um aspecto muito parecido com este:


-click na imagem para ver a planta -

Vai um saltinho?



-click na foto para ampliar-

É deste local que você poderá dar o salto para a experiência única de voar sobre Minde. Basta um pouco de coragem e 30 moedas de um euro. Ou, por outras palavras, bastava, porque as pré-inscrições estão esgotadíssimas, ao ponto de já se pensar num futuro encontro de parapentes em Minde. Seria um espectáculo!

E dá para pensar assim porque umas das aspirações do Natura Minde está em vias de concretização. A base de saltos de parapente está a ser alvo de melhoramentos pela CMA e esperamos que as ideias não fiquem só no papel e que esta pequena obra possa ser algo que se veja e apresente. A malta está à espera, e o tempo não pára. A ver vamos!!



O sorriso anda rasteirinho, mas continua de pé


Deixando os céus e os parapentes e voltando à terra, ao descer a serra dá para ver que o a placa do Sorria caíu. Mas alguém teima que o sorriso tem de continuar de pé, e lá o endireitou.. E ainda bem, pois vale mais sorrirmos rasteirinho do que deixarmos de sorrir.
Pode ser um sorriso meio forçado, meio envergonhado, mas enquanto estiver de pé denota ainda alguma fé e esperança.

E isso é o que nós Mindericos precisamos: esperança e muita vontade de mudar o que está errado, porque nada se muda sózinho.
E para começar a JFM bem podia mandar colocar esta placa do sorriso como deve ser, e verificar todas as outras, porque algumas estão quase a cair. Ou será que os cuidados da JFM se esgotam em manter os tais prumos urbanos firmes e de pé?



Minde na Rota dos Peregrinos


Uns dias off-line e aqui com a baíuca do tece tece encerrada, os e-mails dos n/ "correspondentes" avolumaram-se e... desactualizaram-se.

Mas há coisas que não podem passar em branco e o papel que muitos voluntários desempenham no Pavilhão Ana Sonça no apoio aos peregrimos é algo de importante e meritório de um louvor.
No dia 12 de Maio, às 17h o Pavilhão tinha esta imagem. À noite estava cheio que nem um ovo com mais de 700 pessoas a prenoitar.
É muita gente!!!



22 maio, 2009

Molto Vivacce no São Pedro / Alcanena


A Orquestra Molto Vivacce, formada pelos alunos das classes mais avançadas do Conservatório de Música Jaime Chavinha, regressa ao CTSP para mais um concerto. Com mais de 30 músicos, o repertório da Orquestra Molto Vivacce abrange um vasto período da história da música, desde o Barroco até ao Jazz.
Todas as obras executadas são arranjos do Prof. Hélder Gonçalves, que também dirige a Orquestra.

Sobre a Orquestra
Mercê do número de alunos e do empenhamento dos professores, em particular do responsável directo pela orquestra - Professor Hélder Gonçalves - foi possível congregar cerca de 30 dos seus estudantes para a constituição de uma orquestra que conjuga diversos tipos de instrumentos e de repertório clássico e ligeiro. A orquestra foi criada no ano lectivo de 2005/2006 com a intenção de que todos os alunos mais avançados tivessem a hipótese de fazerem música de câmara, numa formação bastante original constituída por clarinetes, saxofones, flautas, violino, trompas, trompetes, percussão e piano.

Um espectáculo de grande qualidade que o CTSP se orgulha de apresentar, dominado pela juventude e pelo talento deste jovens músicos.
Duração aprox 90 min. s/intervalo - Preço: 5€

Hoje, Sexta-Feira, encerram os Encontros Interconcelhios de Professores no CTSP, e a exposição de pintura de Silva Palmeira continua patente ao público.

Aprender “a piação dos Charales do Ninhou”


Desde há dois meses que todas as sextas-feiras à noite, Carlos Amoroso despe a farda de polícia, funções que desempenha na esquadra do Entroncamento, para vestir a de professor do “sociolecto minderico”. A palavra calão é rejeitada devido à carga pejorativa que carrega. Tem a seu cargo três turmas, duas de adultos e uma de crianças. Ao todo são quase 70 pessoas que andam a estudar o linguajar que foi usado durante décadas pelas gentes de Minde e que Vera Ferreira, 31 anos, formada em Literaturas Modernas (e a fazer uma tese de pós-doutoramento em minderico) e principal incentivadora destas aulas, pensa ter origem nos vendedores de mantas a retalho em feiras da região.

As aulas, de participação gratuita, desenrolam-se no Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro (CAORG). São quase 22h00 e cerca de trinta alunos aguardam pela chegada do professor, que mal chega começa por soltar uma frase. Sentados em cadeiras brancas de plástico dispersas, alguns franzem o sobrolho e perguntam o que quis dizer com aquilo. O interesse dos alunos é patente nas dúvidas que colocam. Com caderno e lápis, tiram notas, consultam apontamentos e tiram dúvidas no dicionário.

Nessa noite o tema é a alimentação e os alunos fazem um exercício que consta num diálogo passado num restaurante. “Cópia Fusca” (Boa Noite). “Os da Matilde, os João Cebola e os Marialvas engravatados estavam cópios?”. A restante classe tenta fazer a tradução, sempre acompanhada pelo professor. Pelo meio, Carlos Amoroso, conta a anedota “do coxo do covão”. Depois de traduzida provoca gargalhada geral. “Quanto mais lerem e escreverem melhor serão na piação”, aponta.

Todos os alunos têm em sua posse um pequeno livro de capa amarela com o título: “A Piação dos Charales de Ninhou”, que é o mesmo que dizer a “Linguagem dos habitantes de Minde”. Uma reedição de 2004 de um volumoso compêndio revisto pelo professor Abílio Madeira Martins, fundador do jornal de Minde. Mas o primeiro dicionário que se conhece de minderico foi compilado por Miguel Coelho dos Reis, notário de Santarém e Pernes, que ofereceu o livro à junta de freguesia em 1970, na altura em que a terra foi visitada pelo então Presidente da República, Américo Tomás.

Carlos Amoroso começou a interessar-se pelo minderico quando ouviu um vizinho dizer umas palavras. Gostou e dois amigos de Minde ofereceram-lhe um dicionário. “Ganhei-lhe o gosto e comecei a ler sobre a piação, a fazer pesquisas na internet e cada vez gostava mais”, explicou a O MIRANTE. Foi adquirindo mais dicionários. Recorda noites sem dormir a estudar o minderico.

Começou a escrever textos e a fazer traduções de qualquer programa que via nos cafés. A frequentar a vila, de que gosta muito. “Considero-me um minderico do fundo do coração. Só não o sou a 100 por cento, porque não nasci em Minde”. Tamanha dedicação leva-o, por vezes, no seu dia-a-dia, a falar minderico sem dar conta. “Tenho de voltar atrás com a conversa porque as pessoas não percebem”, aponta.

Henrique Lobo, 40 anos, um dos alunos, conta que o seu interesse pelo minderico tem crescido bastante nos últimos tempos. “Desde miúdo que me lembro dos termos em minderico, especialmente das palavras mais marotas. Agora, acabo por trocar e-mails com os meus amigos em minderico”, explica.

Para Maria Alzira Roque Gameiro, responsável pelo CAORG, as aulas são mais um incentivo para envolver a gente da terra nas actividades do centro cultural. “Isto é algo que nos identifica”, ressalva. E por isso também ela anota cada termo novo num caderno. Alzira Gameiro recorda que foi há três anos que lhe apareceu a proposta vinda de Vera Ferreira, a jovem da Batalha que se encontrava a desenvolver uma tese pós-doutoramento em minderico em Munique, Alemanha.
“Disse-me que ia pedir uma bolsa de estudo e ia provar que o minderico não era um linguajar, nem um calão mas uma língua. Incentivei-a”, recorda. As aulas de minderico começaram logo que a bolsa, cedida pela Fundação Volkswagen (ver caixa), foi atribuída à investigadora. Foram afixados cartazes pela vila e até na missa o padre anunciou que iriam ter início as aulas. Com alguma surpresa para os dinamizadores, a adesão foi grande e quase imediata.



Defender o minderico como língua ameaçada
Vera Ferreira conta que começou a trabalhar com o minderico por mero acaso, quando um pequenino livro de minderico, oferecido ao seu pai, lhe chegou às mãos. Como andava a estudar Línguas em Coimbra e nenhum trabalho de investigação tinha sido feito nessa área decidiu estudar o minderico a nível científico e da linguística. Desde 2000 a trabalhar na Alemanha, Vera Ferreira sabia que a Fundação Volkswagen tinha um programa de documentação de línguas ameaçadas. Apresentou o projecto para fazer a revitalização do minderico e, há seis meses, conseguiu financiamento para a documentação do estudo.

“O minderico sempre foi ignorado em Portugal”, lamenta. Por isso, durante os últimos dois meses, Vera Ferreira andou pela vila a fazer entrevistas (audio e vídeo) às pessoas mais antigas da terra, dinamizou as aulas de minderico e reuniu com a junta e Câmara de Alcanena afim de as convencer da importância em salvar o dialecto. “O minderico foi uma linguagem secreta. Não é calão. Até porque esta era uma linguagem dominante e utilizada em muitos contextos e foi passada de pais para filhos”, defende.
Publicado no "O MIRANTE"


NOTA:

Pelo que me foi dado a conhecer, a Vera não ficou muito agradada com algumas transcrições da entrevista (que até foi gravada), e enviou-nos (assim como ao O MIRANTE) uma nota rectificativa, e muito pertinente, que publicamos:

Enquanto investigadora do minderico gostaria apenas de fazer algumas correcções de carácter linguístico que me parecem indispensáveis para a compreensão quer da notícia quer da situação do minderico enquanto variante linguística.

No caso do minderico, e ao contrário do que encontramos na notícia "Aprender “a piação dos Charales do Ninhou”", não estamos perante um dialecto. A noção de dialecto pressupõe a existência de um sistema "superior", "padrão", ao qual a subvariante (dialecto) pertence. O minderico, a ser dialecto, seria dialecto de quê? Do português? Para muitos "sim" seria a resposta mais fácil mas isso revelaria um desconhecimento total quer do minderico enquanto sistema linguístico e da sua evolução enquanto sistema socio-cultural, quer do conceito de dialecto.

Consideremos a título exemplificativo factores como a não inteligibilidade entre falantes de minderico e de português e a identificação (socio-cultural) dos mindericos com o minderico. Estes factores, tal como expliquei na entrevista que deu origem a esta notícia, afastam o minderico claramente do conceito de dialecto. Se lhes juntarmos a transmissão geracional aproximamo-nos da classificação linguística de língua. Importa contudo referir que para uma classificação desta natureza não existem factores pré-definidos, 100% infalíveis e usados para qualquer situação, mas sim tendências de acordo com o conhecimento que se tem das línguas do mundo. Além de que, considerar ou não uma variante linguística como uma língua é também (e acima de tudo) um acto político.

Por outro lado, e tendo em conta a evolução do minderico ao longo dos séculos, é incorrecto falarmos actualmente de “sociolecto minderico”. Nas suas origens, o minderico foi de facto um sociolecto ou calão como vulgarmente se diz. Contudo, o minderico ultrapassou em muito os limites e barreiras do que se denomina por sociolecto. Se inicialmente o minderico era usado apenas pelos produtores e vendedores de mantas e só no acto de venda das mesmas (nas feiras) rapidamente passou a ser usado por todos os grupos sociais da comunidade minderica e nos mais variados contextos de utilização, sendo inclusive transmitido de pais para filhos.

É nesta perspectiva (e não com base em conceitos como calão, dialecto e/ou sociolecto) que o minderico deve ser visto, analisado e devidamente apoiado.”

Penso que se queremos levar o minderico mais longe temos de ser claros nas observações que fazemos e não poderia deixar em branco erros que mais tarde nos podem vir a prejudicar.
Vera Ferreira


A ACRESCENTAR:
Também não se trata de nenhuma bolsa de estudo, como refere a jornalista, mas sim do financiamento de um projecto de investigação que envolve uma equipa, e que nada tem a ver com bolsas de estudo .

O assalto feminino ao poder autárquico




As eleições autárquicas de 2009 podem ficar na história, pelo menos na da região, com a chegada ao poder municipal de um número invulgar de mulheres. Candidatas a presidente não faltam e muitas delas com possibilidades reais de serem eleitas. Se no final deste ano as presidentes de Salvaterra de Magos e Vila Franca de Xira tiverem homólogas em Alcanena, Alpiarça, Abrantes, Constância e Rio Maior não será de estranhar, apesar de, tal como no futebol, os prognósticos só se deverem fazer no final, após a contagem dos votos.

Veterana das lides autárquicas, Aurelina Rufino, actual presidente da Junta de Freguesia da Chamusca e ex-vereadora no executivo camarário, autarca diz que o tempo em que a actividade política era uma coutada masculina “já passou completamente à história”. Ressalva que “os homens terão sempre o seu papel enquanto parceiros”, mas sem o predomínio a que se assistiu nos primeiros 30 anos de democracia.

Para já uma coisa é certa: a maioria dos executivos camarários vai ter mais presença feminina, seja como presidente ou como vereadoras. Até à data, Maria da Luz Rosinha (PS) em Vila Franca de Xira e Ana Cristina Ribeiro (BE) em Salvaterra de Magos têm feito as despesas da representação do chamado sexo fraco. Juntou-se-lhes há meses Vanda Nunes (PS), que substituiu o presidente da Câmara de Alpiarça após Joaquim Rosa do Céu ter pedido a suspensão do mandato.

E em Alpiarça há francas possibilidades de o poder continuar a ser conjugado no feminino, pois na calha para substituir Vanda Nunes surgiu a deputada socialista Sónia Sanfona, uma advogada já com alguma experiência política. Tal como a sua camarada de partido e de Assembleia da República Fernanda Asseiceira, que repete a candidatura de há quatro anos em Alcanena. Mas desta vez com mais possibilidades de vencer já que o actual presidente Luís Azevedo não se recandidata.

Em Abrantes, a vereadora Céu Albuquerque é a aposta do PS para suceder ao camarada Nelson Carvalho.

Em Constância a luta também promete ser aberta, já que o “dinossauro” António Mendes (CDU) não se recandidata à câmara e a socialista Margarida Veríssimo, quadro superior na vizinha Câmara da Barquinha, tenta a sua sorte com legítima ambição. O mesmo se passa em Rio Maior, onde a actual presidente da junta de freguesia da cidade, Isaura Morais (PSD), tenta subir na hierarquia autárquica e roubar o lugar ao socialista Silvino Sequeira, no poder há mais de duas décadas.

“Acho óptimo que haja cada vez mais mulheres na política. Penso que isso não tem nada a ver com o efeito da imposição de quotas mas sim com a disponibilidade e predisposição das mulheres para integrarem listas”, diz Aurelina Rufino, ressalvando no entanto que “a actividade autárquica exige muito” e é provável que algumas não cheguem sequer a tomar posse.
Publicado no "O MIRANTE"

Eduardo Marcelino preside ao C. Estratégico do PNSAC


O vice-presidente da Câmara de Alcanena, Eduardo Marcelino, foi eleito presidente do Conselho Estratégico do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), um órgão consultivo que visa avaliar as necessidades dessa área protegida em termos de conservação e apresentar propostas de resolução. Os conselhos estratégicos foram criados no âmbito da reestruturação do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade e reforçam o papel dos municípios e freguesias nessa área.

O Conselho Estratégico do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros reúne semestralmente e integra elementos de várias entidades locais e nacionais. O PNSAC abrange território dos concelhos de Alcobaça, Alcanena, Porto de Mós, Ourém, Rio Maior, Santarém e Torres Novas.
Publicado no "O MIRANTE"

Município de Alcanena demora 259 dias a pagar


A Câmara Municipal do Cartaxo estava no final de 2008 entre as que, no país, mais dias levavam em média a pagar a fornecedores. O município cartaxeiro ocupava o 11º lugar, registando 435 dias como prazo médio de pagamento segundo lista elaborada pela Direcção Geral das Autarquias Locais. No top 50 encontram-se ainda os municípios de Ourém (328 dias), Alcanena (259), Sardoal (251) e Tomar (241).

No capítulo inverso, registe-se os bons desempenhos a esse nível dos municípios de Abrantes (11), Constância (14) e Benavente (16), que em média levam menos que um mês a honrar os seus compromissos. Seguem-se Salvaterra de Magos (33), Vila Franca de Xira (38), Vila Nova da Barquinha (41) e Ferreira do Zêzere (48). Ainda dentro dos dois dígitos encontram-se as câmaras de Mação (56), Coruche (63), Almeirim (66) e Rio Maior (81).

A meio da tabela encontram-se os municípios de Entroncamento (106 dias) e Azambuja (108). Depois vêm os de Golegã (144), Santarém (172), Torres Novas (213), Chamusca (216) e Alpiarça (238).

A lista nacional é liderada pelo município açoriano de Vila Franca do Campo, que segundo a Direcção Geral das Autarquias Locais demorava em média 878 dias a pagar a fornecedores. Nazaré (673) e Ourique (627) ocupavam os restantes lugares do “pódio”.
Publicado no "O MIRANTE"

11 maio, 2009

RBM 2009 na TV Fátima




A TV Fátima é um dos Media Partners com a qual O Raid BTT Minde 2009 estabeleceu um acordo de parceria. Virá fazer a cobertura da Festa Natura e do Raid BTT com uma equipa de 4 repórters cujas imagens serão disponibilizadas no site TV Fátima e emitidas no Canal 6 da Pruricanal.
Para além de nos honrarem com um banner de grande destaque e publicidade no site, já realizaram em Minde uma reportagem de promoção do evento cujas imagens já estão on-line. As imagens estão óptimas, a reportagem é excelente e, ao Peter só lhe falta a gravata. Bom Trabalho!!

VER VÍDEO: TV FÁTIMA


08 maio, 2009

X Raid de Cicloturismo Lisboa / Alcanena


No ano em que se assinalam 20 anos sobre a sua primeira edição, esta prova está de regresso à estrada, a 10 de Maio de 2009.

Integrado no programa de Comemorações do 95º Aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena, o X Raid de Cicloturismo Lisboa / Alcanena, prova que se realiza de dois em dois anos e que faz a ligação entre a capital do país e esta sede de conselho, tendo já reunido, ao longo das edições anteriores, mais de 2300 atletas, estará na estrada a 10 de Maio.

A partida está marcada para as 8:00h, no Parque das Nações, estando a chegada a Alcanena prevista para as 12:00h.
Para a edição deste ano são esperados mais de 300 atletas em representação de cerca de 40 equipas.
Consulte aqui o Itinerário e o Regulamento da Prova
Publicado no Site CMA

07 maio, 2009

Voar sobre Minde




O vídeo ainda é fresquinho, pois foi realizado no passado Domingo, dia 3 de Maio, para testar já algumas das melhorias que se fizeram na rampa de lançamento da Costa de Minde. Trata-se de um excelente voo em parapente realizado pelo Sérgio Silva que teve a duração de 15m30s, subiu até à cota máxima de 791m e atingiu a velocidade mácima de 54,7 km/h, com uma média de 25,6 km/h.
Ver dados técnicos do vôo e mapa em XC PORTUGAL



Mesmo sem qualquer experiência, pelo custo de 30€ no dia 7 de Junho você pode curtir as mesmas sensações e realizar um vôo idêntico em bilugar conduzido por experientes profissionais, durante o Raid BTT Minde 2009. Aproveite a oportunidade e faça a sua pré reserva de inscrição. Mais informações em http://www.btt.minde.eu/

Centro de Karaté em Minde a partir de Setembro




É já em Setembro deste ano que irá avançar um novo projecto na área do Karaté no concelho de Alcanena. Esse projecto será o Centro de Karaté Amicale Vitória de Minde para o qual já se estão a proceder a todas as etapas necessárias para o arranque do Centro .
As inscrições para a nova época desportiva referentes ao Centro de Minde já se encontram abertas bastando as pessoas interessas entrarem em contacto com director Jorge Cardoso. Os treinos serão ás Segundas e Quintas feiras das 19:30 ás 20:30 no Pavilhão Gimnodesportivo de Minde e serão ministrados pelo Jorge Cardoso que contará com o apoio do Monitor Diogo Carreira.
Poderão ver todas as informações deste projecto no Website de apresentação do Centro no site oficial www.amicaleminde.com

O Centro de Karaté Amicale Vítória de Minde encontra-se Filiado ao Clube de Karate Amicale de Alcanena, é um núcleo do Vítória Futebol Clube de Minde e filiado na Associação AMICALE KARATE- Portugal Martial Arts, estando esta federada, entre outras na FNKP (Federação Nacional de Karaté de Portugal) e na W. U. K.F. ( World Union of Karate-do federations).
O centro segue o estilo de karaté SHOTOKAN e é gerido e coordenado pelo Mestre Jorge Cardoso 2 º Dan que está devidamente credenciado pela FNK-P. O nosso Centro todas as épocas participa com os seus atletas em variadas actividades desportivas tal como, campeonatos, estágios, demonstrações entre outros eventos organizados pelo Centro e por outras entidades desportivas e culturais.
O Centro tem como fim o fomento e a prática do karate-do, bem como promover e defender a prática das Artes Marciais, em conformidade com o desporto e filosofia que lhe deu origem, e também promover a prática da Educação Física na vila de Minde.
Ver o cartaz de divulgação clicando aqui

06 maio, 2009

Contas da CMA aprovadas sem presidente e sem vice


Os deputados de PSD, PS, CDU e CDS-PP na assembleia municipal de Alcanena votaram na última quinta-feira, 30 de Abril, contra o o relatório de contas e de gestão da autarquia referentes ao ano de 2008. Entre 24 presentes (dos 31 que compõem a assembleia) o documento acabou por ser aprovado com 13 votos favoráveis dos deputados do Movimento “Independentes por Alcanena” (IcA).

A votação foi antecedida por duras críticas que incidiram não tanto no teor do documento mas no facto deste se discutir e votar numa assembleia sem a presença do presidente da autarquia, Luís Azevedo (IcA), nem do vice-presidente, Eduardo Camacho. “Quando marcaram a assembleia para esta data, o senhor presidente apontou que lhe era impossível estar presente. Já o vice-presidente era para aqui estar mas não conseguiu por motivos de saúde relacionados com um familiar próximo”, esclareceu o vereador Artur Rodrigues que assumiu a representação da autarquia.
Publicado no "O MIRANTE"

Lançado às feras
Não deve ter sido fácil para o vereador Artur Rodrigues (IcA) representar o presidente e vice-presidente da Câmara de Alcanena na última sessão da assembleia municipal, precisamente aquela em que se discutiam as contas e a gestão da autarquia de 2008. A oposição não perdoou as faltas e as críticas choveram tendo como alvo indirecto o vereador que se viu metido num filme em que certamente não esperava estar como protagonista.
Publicado no "O MIRANTE"



CITIC - Concurso de Fotografia


"Um olhar sobre a Indústria dos Curtumes"
4 a 26 de Maio de 2009


O CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro comemora 15 anos de apoio ao sector de curtumes.
De forma a comemorar este aniversário pretende desafiar todas as pessoas a participar num concurso de fotografia intitulado “Um olhar sobre a Indústria de Curtumes”.

Para efectuar a sua inscrição faça download da ficha de inscrição e respectivo regulamento e envie para o CTIC.
Para mais informações visite http://www.citic.pt/ , ou contacte:
Patricia Vaz - patriciavaz@ctic.pt telf: 249 889 190

Presidente e vice-presidente da CMA foram absolvidos




O Tribunal Judicial de Alcanena absolveu na tarde de quarta-feira, 29 de Abril, o presidente e o vice-presidente da Câmara de Alcanena do crime de violação de segredo de justiça. Luís Azevedo e Eduardo Camacho (IcA) estavam acusados pelo Ministério Público na sequência de uma queixa apresentada pelo veterinário municipal. Rui Arrabaça Martins não gostou de ver publicadas em O MIRANTE duas notícias relativas a um processo disciplinar que lhe foi aplicado pela autarquia por “conduta omissa” e que resultaram dos factos ouvidos e presenciados por uma jornalista que se encontrava a assistir à reunião. O Tribunal que considerou que os autarcas, quando abordaram o assunto publicamente, não tinham a consciência que estavam a agir ilicitamente mas sim em claro abono da transparência. A advogada de Rui Arrabaça Martins não quis adiantar se o cliente vai recorrer da decisão.
Publicado no "O MIRANTE"

Recordando Adelaide Ferreira


Adelaide Ferreira nasceu no dia 1 de Janeiro de 1960 em Minde. Aos 3 anos, mudou-se para as Caldas da Rainha, onde teve o seu primeiro contacto com as artes, ao substituir a sua irmã mais velha, Laurinda, numa peça infantil.

Ruma para Évora, em 1976, para participar no Curso de Formação de Actores Profissionais. Após um ano de curso, foi contratada pelo Grupo 4 do Teatro Aberto onde permaneceu durante três anos.
Em 1979 entra no filme "Kilas, o Mau da Fita" de José Fonseca e Costa, aparecendo na banda sonora a cantar o tema "Balada da Rita". Em 1980 consegue o seu primeiro papel como protagonista na peça "Andorra", ao lado de António Rama.
Durante esse período gravou dois discos a solo pela mão de Paulo de Carvalho, um dos temas foi o grande êxito radiofónico "Meu Amor Vamos Conversar os Dois".

Participa nas semi-finais do Festival RTP da Canção de 1980 com o grupo As Alegres Comadres, formado por Adelaide Ferreira, Mila Ferreira, Ana Bola e Helena Isabel. (...) Ler mais em JAZZMINDE Blog


05 maio, 2009

Curiosidades do Ninhou


Esta é a capa da primeira publicação que se fez sobre a Piação dos Charales do Ninhou.
Tinha o título de Alguns Vocábulos de Calão Minderico, Segundo elementos Coligidos por José António de Carvalho.
Foi uma edição levada a efeito pela Casa do Povo de Minde, em Julho de 1962.

Era ilustrada por uma linda foto panorâmica de Minde, com a Mata cheia, e ainda sem a quantidade enorme de espinheiras que tem agora.
José António de Carvalho foi um dos ilutres impulsionadores de Minde, e um dos fundadores da Casa do Povo. Como homenagem, Minde perpetuou o seu nome numa das maiores avenidas do Ribatejo: a Avenida José António de Carvalho.



02 maio, 2009

Ponte da Ferreira sobre o Alviela na Louriceira


O lugar é lindíssimo e bastante agradável, mas o estado lastimável a que chegou o local e a enorme degradação da Ponte da Ferreira sobre o Rio Alviela na Louriceira, levou a que um leitor nos escrevesse e enviasse algumas fotos e vídeos.



"Gostaria de apresentar o meu descontentamento perante a situação que junto envio em anexo.

Trata-se de um espaço natural que não é preservado. Falta infraestruturas para que o lixo não fique a boiar na água ou espalhado pelo chão. Como poderão verificar nas fotos, só em vidro, eu mesmo apanhei 2 sacos de garrafas. Resta que alguém apanhe também os plásticos e papéis.
Num dos filmes registei até vidro partido. Esta é uma zona em que a população anda geralmente descalça pois costumam tomar banho (eu próprio também o faço), portanto teria de haver alguma sensibilização para preservar este maravilhoso espaço que é de todos."



COMENTÁRIO:
Gastam-se milhões em obras de fachada, e anunciam-se outros bons milhões para despoluir o Alviela, mas colocar uns simples caixotes para o lixo, ou reparar uma ponte que é um perigo e não oferece as mínimas condições de segurança, já ninguém liga. É lastimável o ponto a que o município deixou chegar esta situação que com poucos custos se resolveria.
Lastimável é também a conduta dos usuários que fazem do local um depósito de lixo sem qualquer preocupação ambiental. Como diz o autor do apelo: é necessário mais "sensibilização para preservar este maravilhoso espaço que é de todos".


01 maio, 2009

Romarias 2009 / Alcanena


Comemorações do 95.º Aniversário da Fundação do Concelho de Alcanena

O programa Romarias 2009 terá início no dia 8 de Maio, data em que se assinala o 95.º aniversário da fundação do concelho de Alcanena. Pelas 18:00h, no Salão Nobre da Câmara Municipal, terá lugar a Sessão Solene Pública Comemorativa do 95.º Aniversário do Concelho, seguindo-se, às 19:00h, na Praça 8 de Maio, a Homenagem aos Promotores e Fundadores do Concelho, com deposição de uma palma de flores no Monumento de Homenagem aos Fundadores e Promotores do Concelho e Guarda de Honra pelo Corpo e Fanfarra dos Bombeiros Municipais de Alcanena. Seguir-se-á a Romagem ao Cemitério para homenagear os Presidentes de Câmara já falecidos, com desfile de Bombeiros e Fanfarra.

Ao serão, pelas 22:00h, Camané subirá ao palco do Auditório do Cine-Teatro São Pedro. Um espectáculo a não perder, em dia de aniversário, com um dos maiores fadistas da actualidade.

De 8 a 10 de Maio, o Pavilhão Desportivo de Alcanena recebe a Fase Final do Campeonato Nacional de Andebol de Iniciados Femininos. Em campo estarão as equipas do JAC Alcanena, Vela de Tavira, A. D. Sanjoanense e C. A. Leça, sendo que uma delas se sagrará campeã nacional.

No sábado, dia 9 de Maio, terá lugar a Inauguração do Museu da Boneca, implementado na Antiga Cantina da Escola Primária de Alcanena (Rua Arantes de Oliveira).
O tradicional Concerto de Aniversário, com a Orquestra Sinfónica Juvenil e Gala de Ópera, terá início às 21:30h do dia 9 de Maio, no Auditório do Cine-Teatro São Pedro.

Já no domingo, 10 de Maio, estará na estrada a 10ª edição do Raid de Cicloturismo Lisboa / Alcanena, prova que se realiza de dois em dois anos e que faz a ligação entre a capital do país e a vila de Alcanena. A partida está marcada para as 8:00h, no Parque das Nações, estando a chegada a Alcanena prevista para as 12:00h.

Ainda no dia 10 de Maio, domingo, pelas 15:00h, em Alcanena, terá lugar um Desfile de Fanfarras, uma organização dos Bombeiros Municipais de Alcanena, que contará com a participação das fanfarras das seguintes corporações: Bombeiros Voluntários de Torres Novas, Bombeiros Municipais do Cartaxo, Bombeiros Voluntários do Cadaval, Bombeiros Voluntários de Ourém, Bombeiros Voluntários de Alcobaça, Bombeiros Voluntários de Sines, Bombeiros Voluntários de Minde (sujeito a confirmação) e Bombeiros Municipais de Alcanena.

No dia 17 de Maio, domingo, a partir das 10:00h, os amantes da Natureza e de percursos pedestres poderão participar na 9ª Caminhada pelo Concelho de Alcanena que, desta vez, se realiza na freguesia de Vila Moreira.
À tarde, a partir das 14:00h, o Jardim da Zona Desportiva de Alcanena recebe mais uma edição dos Jogos Sem Fronteiras, iniciativa que, ano após anos, tem vindo a fazer as delícias dos mais novos com os seus insufláveis, e do Fitness Festa.
Também no dia 17 de Maio, pelas 16:00h, na Galeria de Exposições do Cine-Teatro São Pedro, será inaugurada uma Exposição de Pintura com trabalhos de Silva Palmeira.

A fechar o programa Romarias 2009 estará, nos dias 6 e 7 de Junho, mais uma edição do Raid BTT Minde.

Um programa diversificado e de qualidade para assinalar a passagem dos 95 anos do ainda jovem concelho de Alcanena.

Veja aqui o Cartaz com a programação detalhada.
Fonte: Site CMA